26/01/2016 8:02 pm

Governo apresenta ao Ministério Público ações para melhoria do ensino médio

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), apresentou, nesta segunda (25), ao Ministério Público do Maranhão, um conjunto de ações para o ano letivo de 2016 com o foco na melhoria da qualidade do ensino Médio, tendo a educação integral como fundamento.

A secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, e equipe técnica detalharam ao promotor de Justiça, especializado na defesa da educação, Paulo Avelar, medidas que serão implantadas para estimular o protagonismo juvenil, como a realização de oficinas de comunicação e informação e arte e cultura, formação continuada dos professores na área do letramento (leitura e escrita) e a organização curricular junto com os educadores.

“Precisamos reverter os baixos indicadores educacionais do estado. O Maranhão possui muita gente boa, professores compromissados e estudiosos, interessados na melhoria da nossa educação; por isso, o governo está investindo numa educação de qualidade para todos e em todas as escolas, sem distinção, incluindo as redes municipais, com fortalecimento da educação infantil e do ensino fundamental, por meio do regime de colaboração, sem perder de vista todas as ações do Programa Escola Digna”, destacou Áurea Prazeres.

A Secretária frisou que o Governo do Estado está recuperando a rede física escolar, tendo em vista que, há um ano, a atual gestão encontrou unidades escolares sucateadas, necessitando urgentemente de reformas e outras tiveram que interromper o funcionamento para intervenção imediata. Ressaltou que há, ao menos, 60 prédios com obras de reforma e adaptação em parceria com Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), e contratadas empresas para manutenção preventiva e corretiva em unidades de ensino em todo o estado.

“O esforço do governo não foca apenas na reforma e construção de prédios e na substituição das escolas de taipa por estruturas de alvenaria, mas na qualidade de todo o sistema estadual de ensino. Queremos que o estudante vá com prazer assistir as aulas, que tenha entusiasmo para aprender”, explicou.

Para o promotor Paulo Avelar, a iniciativa da Seduc é louvável e precisa ter esse olhar para despertar no estudante a vontade pelo aprendizado. “As escolas precisam oferecer mais, não podemos ficar nesse método antigo, o estudante precisa ser envolvido pelas atividades desenvolvidas pela escola. O ensino tem que ser prazeroso dinâmico”, frisou.

A Secretaria também acrescentou que o governo está instalando dois Centros de Educação Integral, que já começam a funcionar no início do ano letivo nos municípios de Timon e em Santa Inês, respectivamente. Além da construção dos Núcleos de Educação Integral, ao todo 30 em todo o estado. Dez já em processo licitatório.

Fonte/ Seduc

Fotos/ Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI