3/03/2017 6:51 pm

Governo atende pedido da comunidade e inicia reforma de Centro de Ensino na cidade de Afonso Cunha

foto 5- escola afonso cunha

Escola apresentava estrutura precária, sem condições para o ensino

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início nesta sexta-feira (3) às obras de reforma do Centro de Ensino Paulo Freire, antigo C.E. Dr. Carlos Magno Bacelar, na cidade de Afonso Cunha, no Leste Maranhense. A reforma atende prontamente a um pedido da comunidade daquela cidade feito diretamente ao Governador Flávio Dino, na semana passada, durante inauguração da rodovia MA-123 que interliga Afonso Cunha à Coelho Neto.

foto 2 - escola afonso cunha

Gestora Ilva dos Santos, do C.E. Paulo Freire recebe equipe para execução da obra de reforma e agradece ao governador Flávio Dino pela reforma

“Nós passamos o carnaval inteiro nos preparando e planejando para iniciar a obra. E estamos aqui, para cumprir o compromisso do governador Flávio Dino, que havia prometido à comunidade que em 15 dias estaria iniciando a obra. E em apenas sete dias estamos dando início à reforma. O intuito é transformar esta unidade numa escola digna de verdade, transformando-a em um ambiente mais acolhedor e propício para que os nossos professores possam dar aulas e os nossos alunos possam estudar com mais dignidade”, destacou Anderson Lindoso, Secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, que supervisionou o início das obras nesta sexta-feira.

O C.E. Paulo Freire, que atende a 400 alunos do município, há anos não era reformado e apresentava sérios problemas na infraestrutura no telhado, piso, banheiros, cozinha e até pintura. Além da estrutura física, os móveis e equipamentos escolares como cadeiras, mesas, quadros, bebedouros, são todos antigos e inadequados para o processo de ensino e aprendizagem.

foto 3 - escola afonso cunha

Escola apresentava estrutura precária, sem condições para o ensino

A reforma e revitalização da escola inclui telhado, piso, renovação de instalações hidráulicas e elétricas, pintura das paredes, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, cozinha, substituição de portas e luminárias entre outros serviços.

De acordo com Anderson Lindoso, a obra será executada por uma empresa contratada pela Seduc para fazer obras de reformas e manutenção, que têm caráter de serviços contínuos. “Desde o início do governo Flávio Dino, a ações de reforma e manutenção dos prédios escolares têm sido uma ação permanente. À medida que nós identificamos as demandas, as empresas fazem o levantamento dos serviços pré-determinados na licitação, e executamos a obra”, disse.

foto 1 - escola afonso cunha

Para a gestora geral da escola, professora Ilva dos Santos, a reforma chega à boa hora. “Não tínhamos mais condições de continuar dando aula nessa escola, porque os banheiros estão ruins, a cozinha é precária, o telhado está em péssimas condições, quando tem um chuvisco já está tudo molhado. Os alunos reclamavam muito, alguns deixavam até de vim para a escola”, explicou a gestora que é pura gratidão. “Eu agradeço ao nosso governador Flávio Dino, por estar cumprindo a promessa que ele fez. No dia que ele prometeu que mandaria a equipe em 15 dias, eu fiquei tão empolgada. E hoje, estou emocionada. Essa reforma era muito esperada. Eu estou feliz por ter essa oportunidade de agradecer, também, ao nosso Secretário Felipe Camarão”, concluiu.

A meta é chegar ao fim do primeiro semestre de 2017 com 574 escolas da rede estadual de ensino reformadas desde o início do governo Flávio Dino, em 2015, beneficiando milhares de alunos em todo o Maranhão.

foto 4 - escola afonso cunha

Foto/Divulgação