Gestores e diretores de educação das 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão se reúnem nesta quinta (14) e sexta-feira (15), no Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís, para avaliar e discutir os resultados do segundo simuladão Mais IDEB, realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em escolas de Ensino Médio nos 217 municípios maranhenses.
Para a gestora da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Santana, o encontro é fundamental para o planejamento de ações estratégicas para a melhoria da aprendizagem. “No caso de Imperatriz, o resultado de Matemática superou Língua Portuguesa e momento agora é de avaliação e traçar ações a partir desses resultados, porque esse é o objetivo do simulado. Tudo que está sendo discutido é para o aluno, ele é o foco de todas as nossas ações”, destacou.
O professor Márcio Sampaio, gestor regional de Pedreiras, ressaltou a troca de experiências entre as regionais para as melhorias da qualidade da educação. “Estamos na segunda etapa do simulado Mais IDEB e já percebemos a diferença no fazer pedagógico. Nossa expectativa é que tenhamos resultados muito positivos na Prova Brasil, que acontecerá em novembro”, disse.
“Esse é um momento de grande importância porque nos avaliamos enquanto agentes mediadores das políticas educacionais, na perspectiva da qualidade do ensino e da aprendizagem”, opinou a gestora regional Caxias, Marciana bezerra da Silva.
Nesta sexta-feira, os gestores discutirão experiências e boas práticas de gestão educacional nas regionais, bem como o planejamento de ações para esse segundo semestre, com base em orientações da Secretaria de Estado da Educação.
O simulado Mais IDEB integra o Plano Mais IDEB, que foi idealizado pelo Governo do Estado com intuito de elevar os indicadores educacionais maranhenses. Nos simulados são avaliadas habilidades de leitura, interpretação e resolução de problemas nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes responderam ao total de 40 questões, distribuídos em quatro blocos, sendo dois de Matemática e dois de Língua Portuguesa.
O próximo simulado será realizado no dia 28 deste mês e a Prova Brasil, que compõe os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), será realizada no período de 23 de outubro a 3 de novembro, com resultado previsto para ser apresentado em agosto de 2018.
Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI