2/09/2015 12:41 pm

Governo avança na manutenção de escolas de Rede Estadual de Ensino

Com a finalidade de garantir que as escolas sejam ambientes limpos e conservados, propiciando um melhor conforto, com impacto direto na melhoria do aprendizado, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), avançou nas ações do Plano de Manutenção e Conservação das escolas da rede estadual de ensino.

Na Unidade Regional de Educação de São Luís (URE São Luís), já foram concluídas as obras de manutenção em 10 escolas. As CE Cidade de São Luís, no bairro Cohab Anil IV; Cidade Operária II, na Cidade Operária; CE Estado da Guanabara, no Centro; CE Estado do Rio Grande do Norte, no bairro Radional; CE Fernando Perdigão, no Monte Castelo; CE Juvêncio Matos, no Tibiri; e CE Lara Ribas, no Santo Antônio, passaram por obras de manutenção de rotina. Já o CE Roseana Sarney Murad, no Turu; CE Cidade Operária, na Cidade Operária; e a UI Padre Antônio Vieira, no Anil, foram reformados.

Em outras quatro escolas as obras de manutenção estão em fase de finalização. Além destas, mais 30 unidades escolares aguardam início das obras, na Regional de São Luís.

Nas Unidades Regionais de Educação (UREs) de Itapecuru-Mirim, Caxias, São João dos Patos e Presidente Dutra as empresas já foram contratadas para execução das obras. Nestas quatro regionais 159 escolas passarão por manutenção e em outras serão necessárias obras de reforma.

As ações do Plano de Manutenção incluem serviços como pintura na fachada e interior das escolas, capina, limpeza e conservação, iluminação entre outros serviços, que melhorem o visual e as condições estruturais para que as atividades educacionais sejam desenvolvidas com dignidade.

Em algumas destas escolas, como é o caso do CE Antônio Concutelli, em Caxias, há 15 anos não era realizada nenhuma obra de reforma. “Desde 2000, não tínhamos uma reforma na instituição. Após a conclusão da obra, os alunos terão um espaço motivador para estudar”, destacou o diretor da CE Antônio Concutelli.

O plano de manutenção faz parte das ações do eixo estruturante Gestão Educacional, do Programa Escola Digna, definido pelo governador Flávio Dino, que objetiva fazer da escola um ambiente acolhedor, democrático e inclusivo, onde o processo ensino aprendizagem seja, de fato, um processo prazeroso estimulante.

“O espaço escolar deve ser um ambiente agradável, que possibilite a realização das ações educativas com qualidade. E a manutenção da infraestrutura, há muito esperada pela comunidade escolar, foi um compromisso firmado pelo governador Flavio Dino para propiciar às nossas crianças e aos nossos jovens, adultos e idosos, Escolas Dignas e transformadoras”, destacou a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres.

Inaugurações
Até novembro, o governo vai inaugurar 10 obras em prédios escolares devidamente reformados ou construídos em outras Unidades Regionais.
Em sete meses, o governo do Maranhão, na atual gestão, já inaugurou escolas indígenas devidamente reformadas e algumas ampliadas.

Na Regional de Barra do Corda as Escolas Indígenas Manoel Assis Cruz – Tuxauhu, na Aldeia Rio Corda; E.I Juliana Rodrigues Guajajara, na Aldeia Patizal; a Unidade Escolar Betel, Aldeia Baixão do Peixe; a Escola Indígena São Benedito, na Aldeia Pedrinhas; e a Escola Indígena Bom Paraíso, na Aldeia Paraíso. Em Amarante, na URE Imperatriz, a escola El Pyr Creh Creht, na aldeia Riachinho; e a escola Crow Cu, na aldeia Água Viva.