“O Maranhão do futuro está na escola, por isso o Governo está trabalhando para assegurar as condições necessárias que tornem a escola espaço digno e de qualidade social”, afirmou o secretário de Estado de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, em homenagem ao Dia da Escola, celebrado nesta terça-feira (15). Para levar e garantir educação aos maranhenses, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem inserindo medidas que resultaram na implantação de escolas em tempo integral, além da construção e reformas de centenas de unidades escolares em todo o estado.
Seguindo a escala de prioridade dos programas da administração do governador Flávio Dino, o secretário reforçou o discurso em manter a missão de fazer da escola um espaço digno, com a finalidade de formação dos maranhenses. “As escolas são os espaços que formam e transformam. E nossa missão é assegurar que todas as escolas de nosso estado se tornem espaços dignos, de incentivo à transformação social que o governo almeja”, ressaltou Camarão.
As escolas são os espaços de aprendizado em que as crianças iniciam a vida social, rompendo as barreiras para além do convívio familiar. Lá que se constitui o processo de aprendizagem e de troca de infinitas possibilidades sobre o mundo e as disciplinas da grade curricular. “É na sala de aula que ocorre a troca de experiência, onde o papel do professor é de ensinar as disciplinas, mas também de orientar os alunos sobre os diversos temas. Ma escola, o papel do aluno não é mais de um simples receptor, e sim, de fazer parte da dinâmica do ensino, com a interação”, disse a professora de Letras da rede pública estadual de ensino, Rosangela Bentiví.
Para a professora, a nova modalidade escolar, em tempo integral, tem sido mais uma das ações certeiras, o que gera mais credibilidade ao governo diante a sociedade. “Esse modelo melhora consideravelmente o rendimento dos alunos nas disciplinas tradicionais, além de potencializar o aprendizado destes com o alinhamento com outros temas de cunho social que são repassados durante a internação nas escolas”, pontuou.
No início de fevereiro, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), concluiu a manutenção preventiva e corretiva em cerca de 80 escolas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). Dentre as unidades com a manutenção concluída estão 50 escolas em São Luís, onde há maior concentração de prédios do Sistema Estadual de Ensino. A meta é garantir que todas as escolas do estado tenham estrutura física adequada e confortável para desenvolver as atividades pedagógicas e de aprendizagem.
Além disso, com o programa ‘Escola Digna’, inserido no Plano de Ações ‘Mais IDH’ e instituído por meio do decreto n⁰ 30.612 de 02 de janeiro de 2015, o governo tem investido para substituir escolas de palha, taipa e barracões por estruturas de alvenaria, dignas de receber alunos e professores para o fluxo ensino/aprendizagem.
Uma medida do governo Flávio Dino para incentivar a melhoria da qualidade do ensino nas escolas do Maranhão, é a valorização do magistério. Em 2015, o reajuste salarial para a categoria foi de 13,01%, seguindo o piso salarial nacional, beneficiando quase 30 mil professores. Os professores contratados também receberam reajuste de 15% na remuneração mensal. Atualmente, o Maranhão paga um dos melhores salários do país aos docentes da rede pública estadual de ensino.
Outro avanço para a categoria, foi a progressão de 11.579 mil professores em 2015 e a prorrogação dos contratos de 4.990 professores temporários, além da realização de mais de 2.500 novos contratos.A gestão democrática da escola avançou com a primeira eleição direta para gestores de escolas; a ampliação da jornada de trabalho dos professores de 20 horas, para 40 horas semanais com remuneração compatível; e a unificação de matrículas, cuja lei foi sancionada pelo governador Flávio Dino, em 2015.
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