13/09/2019 4:23 pm

Governo certifica 4.170 pessoas no primeiro semestre em cursos ofertados pelo Iema

Estudantes cursistas de Curso Eletricista Predial em Açailândia

Um total de 4.170 pessoas foram certificadas pelo Governo do Estado no primeiro semestre deste ano. Esse número é referente aos cursos técnicos promovidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em Unidades Vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema)e unidades parceiras; na Fundação da Criança e do Adolescente (Funac); e em Unidades Prisionais da Secretaria de Estado de Administração (Seap), pelo Projeto Rumo Certo.

Agora, para o segundo semestre de 2019, 4.570 pessoas estão matriculadas nos 103 cursos distribuídos em 169 turmas, alcançando 32 cidades do Maranhão em 71 unidades de atendimento.

“Dando continuidade à política de educação profissional, estabelecida pelo governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão, abrimos vagas em diversos cursos profissionalizantes. É uma forma de combater o desemprego e vencer a crise econômica. São cursos que geram oportunidade a todos, com um foco no empreendedorismo para os alunos gerirem o próprio negócio”, explicou o secretário Adjunto de Educação Profissional da Seduc, André Bello.

De 2016 até o primeiro semestre de 2019, o Governo do Estado já certificou 29.393 estudantes e ofertou 297 cursos, qualificando pessoas, dando oportunidades e garantindo meios para que a população do Maranhão consiga superar a crise econômica instalada no país.

Municípios atendidos e cursos que serão ofertados no segundo semestre de 2019

Iema certifica participantes em cursos profissionalizantes no Maranhão

Os município beneficiados serão: Açailândia, Barra do Corda, Bequimão, Caxias, Codó, Carolina, Coroatá, Imperatriz, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Pinheiro, Pedreiras, Pindaré-Mirim (Engenho), Ribeirãozinho, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Luís, Pirapemas, São João dos Patos e Vargem Grande.

Entre os cursos ofertados estão: Corte e Costura, Inglês Intermediário, Eletricista Predial, Instalação e Manutenção de Ar-condicionado, Cabeleireiro, Operador de Caixa de Supermercado, Aproveitamento de Integral dos Alimentos, Jardinagem, Informática Básica, Tecnologia de Cosmético, Gastronomia Regional, Estética, Mecânica de Motocicleta, Reparo e Manutenção de Celular, Programador de Sistemas (Básico), Informática Básica e muitos outros.

Texto: Antônio Figueredo
13/09/2019