25/08/2016 8:14 pm

Governo construirá unidade do ‘Escola Digna’ no povoado Mendonça em Peritoró

Secretário Adjunto da Seduc, Anderson Lindoso em reunião com a comunidade

Em diálogo, nesta quinta-feira (25), com a comunidade do povoado Mendonça, no município de Peritoró, o Governo do Estado garantiu a construção de uma unidade do Programa Escola Digna na localidade, em substituição à escola de taipa que funcionou por mais de uma década em condições precárias, atendendo alunos de pelo menos três povoados.

A escola de Mendonça ficou conhecida nacionalmente depois que um dos 37 alunos, o pequeno Thaylan, comoveu o país ao mostrar a realidade da escola municipal que estuda em um vídeo que teve destaque nas redes sociais. Depois disso, em meados de março, os estudantes passaram a ter aulas na sede da associação de moradores do povoado.

“Nosso sonho é melhorar a educação desses alunos, mas para isso acontecer é necessária uma escola adequada com salas apropriadas, porque hoje funciona em sala multiseriada. Com a ‘Escola Digna’, poderemos ter salas separadas para cada série e os alunos terão educação de qualidade”, ressaltou a professora Antônia Ilka Pereira de Almeida, que leciona há 12 anos na zona rural, sendo parte deles na escola.

O Ex-aluno Isaquiel dos Reis Sousa também sonha em ver a escola funcionando em uma estrutura de alvenaria e destacou a presença da equipe do governo no povoado. “Foi bastante produtiva a reunião porque o Estado veio à comunidade escutar a gente e dá a garantia de que teremos uma escola digna aqui em Mendonça”, comemorou.

Escola de taipa que será substituída por estrutura de alvenaria no povoado Mendonça

Dona Irineia da Costa Prima, mãe de três alunos matriculados na escola, ressaltou que há muitos anos os pais lutavam pela construção de um prédio com condições adequadas. “Fiquei muito satisfeita porque sempre lutamos para essa escola sair. O governador vai realizar nosso sonho de ter uma escola boa para os nossos filhos”, revelou.

O secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Anderson Lindoso, que conduziu o diálogo com os pais, alunos e professores, enfatizou que, mesmo sendo atribuição dos governos municipais a oferta do ensino fundamental, o Governo do Maranhão assumiu a responsabilidade de construção das escolas, em regime de colaboração com as prefeituras, que poderão transferir seus alunos para edificações de alvenaria.

“A nossa vinda ao povoado Mendonça reafirma o compromisso do governador Flávio Dino e do secretário Felipe Camarão com a educação e, sobretudo, com aqueles que mais precisam em nosso estado. Essa localidade foi priorizada por ter demanda de alunos e uma escola funcionando em estrutura de taipa”, destacou.

O adjunto da Seduc também frisou que a meta do governo é a construção de cerca de 300 escolas até o ano de 2018. Dezenas de obras do programa ‘Escola Digna’ já estão em ritmo acelerado nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, onde há demanda de alunos e escolas funcionando em estruturas taipa. As obras são financiadas com recursos próprios do Governo do Estado, com empréstimos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por emendas parlamentares e uma parte do programa será realizada com recursos advindos de parceria com a iniciativa privada.

A primeira unidade do programa foi entregue no mês passado no município de Fortaleza dos Nogueiras, no Sul do estado, região da Chapada das Mesas, construída em parceria com a empresa Agroserra.

Texto: Raphael Garreto