3/02/2017 9:28 pm

Governo convoca municípios para adesão ao Programa Escola Digna

Unidade do escola digna em Fortaleza dos Nogueiras

Fachada da unidade do ‘Escola Digna’ no povoado Muriçoca, município de Fortaleza dos Nogueiras

Com objetivo de ampliar as ações do Programa Escola Digna e apoiar os municípios com a substituição das escolas de taipa, palha, galpões ou em espaços inadequados por estruturas de alvenaria, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta sexta-feira (3), o processo normativo para a adesão das prefeituras ao Programa em 2017.

O Programa Escola Digna foi instituído pelo Governador Flávio Dino, por meio do Decreto nº 30.620, de 02 de janeiro de 2015 e tem entre seus objetivos a construção de unidades escolares adequadas em substituição às escolas de taipa, palha, galpões e/ou outros espaços considerados inadequados, no Maranhão.

Os municípios interessados deverão disponibilizar terrenos para a construção do prédio de alvenaria, devidamente regularizados, e apresentar os documentos, bem como os formulários modelos de adesão, disponíveis no endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br/escoladigna/). A documentação deve ser entregue na sede da Secretaria de Estado da Educação, localizada na Rua Conde D’Eu, nº 140, bairro Monte Castelo, em São Luís, até o dia 24 deste mês.

Novas escolas

O Governo do Estado prevê a inauguração de 97 unidades do ‘Escola Digna’, somente este ano. Somadas a três já concluídas em 2016, serão 100 novas unidades entregues em 2017. A meta é entregar, à população maranhense, cerca de 300 escolas novas até 2018.

Neste ano, o programa ‘Escola Digna’ prevê a entrega de novas escolas nos municípios de João Lisboa, São Pedro de Água Branca, Feira Nova do Maranhão, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, entre outros.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca que o Programa Escola Digna representa, sobretudo, o resgate da dignidade dos estudantes, com impacto direto na qualidade da educação maranhense. “O Governador Flávio Dino comanda o maior investimento em infraestrutura da rede estadual de educação de toda a história. Além das unidades do ‘Escola Digna’, que abrangem as redes municipais, serão 574 intervenções em escolas estaduais até o final do primeiro semestre do ano de 2017. Nosso foco é resgatar a dignidade do estudante e valorizar o ambiente de trabalho dos servidores da educação”, realçou.

Fotos/Lauro Vasconcelos