17/10/2019 4:51 pm

Governo da Bahia conhece Sistema de Gestão da Educação do Maranhão

Técnicos de TI da Seduc Bahia reunidos com o superintendente de Informática da Seduc e a gestão da escola Clarindo Santiago

Técnicos de TI da Seduc Bahia reunidos com o superintendente de Informática da Seduc e a gestão da escola Clarindo Santiago

Analistas de Sistema do Setor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação da Bahia (Seduc/BA) visitam a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) com o objetivo de conhecer o Sistema Integrado de Administração das Escolas Públicas – SIAEP 2019. Os técnicos estão realizando uma ampla pesquisa em sistemas informatizados nos estados da região Nordeste no intuito de eleger uma ferramenta que melhor atenda suas demandas.

Os técnicos já passaram pelo Rio Grande do Norte, e agora estão no Maranhão desde a quarta-feira (16), onde se reuniram com as equipes das Superintendências de Informática e de Recursos Humanos da Seduc.

“Aqui a gente viu um sistema interessante. O que considero crucial no sistema é a integração do RH com a gestão escolar. A organização do recurso humano, que é o professor, a parte de cadastro dele no sistema, da administração das licenças de acesso e de todas as informações do professor pode lançar no sistema: notas, frequências, registro de aula. Tudo isso é muito interessante. Além do desenvolvimento do SIAEP por parte da TI da secretaria, a versão mobile que vai permitir muitas outras funcionalidades ao professor, ao aluno, à família, além do aprimoramento dessa ferramenta já a partir da matrícula”, avaliou Epitácio Júnior, analista de sistemas da Seduc/BA.

“Nós temos um sistema de gestão escolar que não tem essa integração com o setor de recursos humanos, como tem o sistema daqui. Nós temos na verdade, vários outros sistemas que não se integram, não conversam entre si, como o do Maranhão. São sistemas descentralizados, sistema de RH não conversa com o de Gestão da Educação, então essas são algumas das deficiências que nós possuímos hoje. Então, nós buscamos um sistema em algum lugar que possa atender as nossas demandas”, explicou Jailton Sampaio, analista de sistemas da Seduc da Bahia.

“A Seduc tem um prazer enorme em atender os nossos companheiros porque entende que a educação é um bem comum, é um bem público, então se nós podemos contribuir com outros estados para que possam evoluir, também nesse aspecto, estamos aqui para ajudar. E nosso secretário nos orientou para que déssemos todo o apoio necessário”, pontuou Edilson Machado, superintendente de Informática da Seduc.

Nesta quinta-feira (17), os técnicos visitaram o Centro de Ensino Clarindo Santiago, escola da rede estadual localizada no bairro Olho d’Água, em São Luís. A escola serviu como uma espécie de piloto na implantação do novo SIAEP.

“A nossa escola de uma certa forma contribuiu muito para o aprimoramento do SIAEP, porque os professores questionaram, davam contribuição mostrando o que nós precisávamos, como trabalhávamos determinados aspectos, que espaços o sistema precisava trazer. E aí o setor de TI ia resolvendo as questões. Ainda temos aspectos que precisam avançar e a gente tem a resposta da gestão do sistema que novas soluções vêm aí para melhorar o nosso trabalho”, disse a gestora da escola, Gisele Sampaio.

O Novo SIAEP

Em 2018, a Seduc precisava aprimorar o sistema de acompanhamento e controle das informações da gestão escolar para que promovesse uma integração entre o setor de Recursos Humanos e o dia a dia da escola. Assim foi criado o Novo SIAEP, uma ferramenta integrada à gestão de pessoas, que dinamizou a gestão escolar nas unidades de ensino da rede pública estadual. O sistema que antes era acessado somente por meio de um computador, foi disponibilizado para equipamento móvel, o que garantiu aos professores a inclusão de informações no diário eletrônico por meio de um tablet ou celular, ainda que esteja offline, ou seja, mesmo que o equipamento móvel não esteja conectado à internet, o professor poderá registrar as informações acadêmicas diretamente da sala de aula: lançar o conteúdo ministrado, a frequência e notas dos alunos, entre outras informações.

“Nós desenvolvemos em paralelo duas ferramentas: o Sigep e o Siaep, então nós não temos mais só um diário eletrônico. Nós temos o professor dentro da sala de aula porque ele é um reflexo do que está sendo cadastrado e aprovado no RH da secretaria, então não existe hoje divergência de dados, nós temos uma única base de dados que alimenta tanto da gestão da pessoa, quanto o reflexo do diário escolar”, pontuou Edilson Machado, superintendente de Informática da Seduc.

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
17/10/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI