21/05/2019 3:20 pm

Governo dá boas-vindas a novos alunos de ensino profissionalizante do Cintra-IEMA

16230_seduc_iema_3_5418746955820074530

Solenidade realizada no auditório do Cintra

O Auditório do Centro de Ensino Integrado do Rio Anil (Cintra) recebeu, nesta segunda-feira (20), mais de 700 estudantes matriculados nos 13 cursos profissionalizantes ofertados pela Instituição, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

São diversos cursos nas mais diferentes áreas de atuação, promovidos pelo Governo do Maranhão com o objetivo de qualificar profissionalmente não só estudantes do Cintra, como também a comunidade do Anil e bairros adjacentes, além de gerar emprego e renda para todo o estado.

“São excelentes cursos profissionalizantes ofertados pelo Governo do Estado, dinheiro público que está sendo revertido para o bem público. A procura foi muito grande, esgotamos as matrículas em menos de 1 hora; então, o que queremos em troca é só que estes estudantes aproveitem ao máximo os conhecimentos adquiridos aqui. Nós da equipe Seduc, Cintra-IEMA e o governador Flávio Dino estamos muito felizes em poder ofertar esses cursos para essa comunidade”, declarou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Secretário Felipe Camarão dá as boas-vindas aos estudantes do Cintra-IEMA

Esses são os primeiros cursos promovidos por meio da transição do Cintra em IEMA e, ao todo, foram ofertadas 734 vagas para 13 cursos profissionalizantes: Artes Plásticas, Inglês Básico, Cabeleireiro, Música, Corte e Costura, Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado, Cuidador de Idoso, Reparo e Manutenção de Celulares, Dança, Robótica Educacional, Estética, Tortas e Salgados e Informática Básica, que têm carga horária entre 80 a 160 horas.

“Essa parceria IEMA-Cintra é fundamental, pois traz oportunidade de fazer um curso profissionalizante em uma instituição que já tem muitas décadas de trabalho e de reconhecimento pela sociedade”, afirmou o reitor do IEMA, Jhonatan Almada.

“Então, você une o IEMA, que é uma criação do governador Flavio Dino com esse objetivo de democratizar a educação profissional, e o Cintra, essa instituição tão respeitada nessa região do Anil, essas duas instituições juntas vão produzir oportunidades para a juventude e todos os moradores dessa região, essa é uma grande conquista, uma grande responsabilidade para a nossa instituição em garantir a qualidade dos cursos que vamos oferecer aqui”, reiterou Almada.

Para a estudante da 1ª série do Ensino Médio do Cintra, Maria Eduarda Ferreira, 15 anos, essa é uma grande oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, já que muitas pessoas não têm condições de custear um curso profissionalizante, e essa oferta do Cintra auxilia os interessados em qualificação.

“É uma oportunidade muito boa para eu me preparar mais para o mercado de trabalho, não só para nós alunos, mas também para a comunidade, é uma oportunidade muito boa para a gente aprender mais, até porque tem muita gente que não tem condições de pagar um curso e aproveitou essa oportunidade do Cintra para aprender e se profissionalizar”, disse a estudante.

Maria Eduarda afirmou, ainda, que o curso possibilitará a realização de um sonho, já que ela tem vontade de seguir a carreira artística por meio da música.

“Eu sempre quis aprender música e o Cintra me deu essa oportunidade, hoje, de praticar. Eu pretendo aprender violão e piano. Eu gosto muito de música, a minha mãe canta, minha madrinha canta, eu sempre gostei muito de cantar e meu sonho, na verdade, sempre foi subir no palco e cantar para um monte de gente”, complementou ela.

Já para a jovem Rayanne Cristina, que frequentará o curso de Cuidador de Idoso, a participação no curso é uma grande oportunidade de retornar ao mercado de trabalho, já que esta é uma área em expansão e está em alta.

“Minha expectativa é aprender, pois vai servir para uma área que eu pretendo trabalhar. Eu gosto de lidar com pessoas, além de servir pra mim mais tarde, até para cuidar dos meus pais. Pretendo arrumar um emprego nessa área e me ajudar financeiramente também”, reiterou Rayanne Cristina.

As aulas têm início já nessa terça-feira (21) com os mais de 730 estudantes distribuídos nas 24 turmas que funcionarão nos três turnos de funcionamento do Cintra.

“É importante contribuir com a formação de alunos e da comunidade. Levar oportunidade para empreender e se tornar o dono do seu próprio negócio, ou até mesmo para o desenvolvimento econômico e profissional é muito gratificante”, explicou Daiana Veloso, instrutora do Curso de Estética e professora do Cintra há 7 anos.

De acordo com a coordenadora das Oficinas Profissionalizantes do Cintra, Dinamara Mesquita, a escolha para a oferta desses cursos, a priori, atende à necessidade de profissionais qualificados para essas áreas no mercado de trabalho atualmente. “Sempre é voltado para a questão da pedida do mercado de trabalho, o que tem sido mais pedido pela comunidade. Como é o caso de Estética e Cabeleireiro, por exemplo, que são cursos que eles podem por conta própria conseguir aumentar as suas rendas”, afirmou.

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Antônio Martins
21/05/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI