O Governo do Estado deu início, nesta quinta-feira (3), às eleições do Colegiado Escolar para o biênio 2018/2020, que este ano tem como tema “Consolidação da Gestão Democrática”. Nesse primeiro momento, o processo eleitoral acontece nas unidades escolares de Açailândia, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Pedreiras e Zé Doca.
De acordo com a secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação, Rosyjane Paula Farias Pinto, para que toda a comunidade escolar das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) da rede pública estadual de ensino passam receber esse grande momento democrático, da melhor forma possível, as eleições acontecerão em três etapas.
Na próxima terça-feira (08) é a vez das UREs de Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Codó, Presidente Dutra, São João dos Patos e Santa Inês promoverem as eleições em suas unidades escolares. No próximo dia 10 (quinta), as urnas recebem votos nas UREs de: Itapecuru Mirim, Rosário, São Luís, Timon e Viana.
“De todos os processos que temos dentro das nossas escolas, referente à gestão democrática, o mais significativo é a eleição do colegiado. Tendo em vista que é o colegiado quem toma as decisões mais importantes, que aconselha e direciona as políticas que deverão ser implantadas dentro das escolas. Então, é importante proporcionarmos esse fortalecimento da gestão democrática através de todo o incentivo e atenção que nós estamos dando para esse momento tão importante dentro das nossas escolas”, destacou Rosyjane Pinto.
A participação do cidadão e o exercício da cidadania na gestão da escola estão diretamente relacionados a um processo mais amplo de democratização da sociedade. Desse modo, tornar realidade a gestão democrática da escola, como um dos princípios constitucionais, requer a participação de toda a comunidade escolar e de lideranças comprometidas com este novo modo de gerenciamento.
Nessas eleições votam: estudantes, pais e responsáveis, e servidores, constituindo-se, desse modo, o Colegiado Escolar como um importante instrumento de democratização e representatividade nos processos de tomadas de decisões da escola.
“Esta é mais uma grande ação na Rede Estadual de Ensino em prol do fortalecimento da gestão democrática e da educação de qualidade”, complementou a secretária adjunta.
Após o término e apuração dos resultados das eleições, acontecerá a posse e diplomação do novo Colegiado Escolar, que este ano está prevista para ser realizada até o dia 31 de maio de 2018.
Colegiado Escolar
O Colegiado Escolar é um órgão constituído por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar – pais, estudantes, professores e demais servidores, objetivando a participação nas decisões da escola, no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro. Emite opiniões, toma decisões, elabora diagnóstico, fiscaliza, apoia, promove e estimula a comunidade escolar em busca da melhoria da qualidade do ensino. Além disso, decide e/ou opina sobre aspectos da vida pedagógica, administrativa e financeira das escolas; delibera sobre as questões da escola, propondo alternativas e procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar, respeitando a legislação em vigor; acompanha e avalia os resultados pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.
Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Divulgação
03/05/18
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI