3/12/2020 5:45 pm

Governo discute Ensino Médio Integral em Seminário promovido pelo Instituto Natura e parceiros

Governador Flávio Dino discute Ensino Médio Integral em Seminário realizado pelo Instituto Natura e parceiros

O governador do Maranhão, Flávio Dino, participou nesta quinta-feira (3) do Seminário Ensino Médio Integral, promovido pelo Instituto Natura e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Sonho Grande. O evento, realizado de forma online, teve início no dia 1º de dezembro e teve como mediadora a apresentadora de podcast, Ju Wallauer.

Nos três dias de encontro, o Seminário contou com a participação de governadores de diversos estados, secretários de educação, entre outros convidados, que discutiram aspectos importantes da educação básica, com destaque para os resultados da política pública, a expansão e o impacto social do Ensino Médio Integral.

Durante o Seminário, o governador Flávio Dino fez um pequeno relato sobre a quantidade de escolas de tempo integral que existiam no Maranhão, quando assumiu o Governo do Estado. “Logo que chegamos ao governo, o Maranhão não tinha nenhuma escola de tempo integral e chegamos agora a 73 e, muito em breve, vamos chegar a 100, no nosso Estado, portanto um incremento bastante rápido. Neste conjunto de escolas de tempo integral, temos desde escola bilíngue, escolas com a oferta integrada de ensino técnico e temos também as escolas, chamemos assim, acadêmicas ou de ensino tradicional”, destacou.

O governador destacou, ainda, que o modelo de Ensino Médio Integral adotado no Maranhão contribuiu para ajudar muitos estudantes que estavam em situação de vulnerabilidade e ressaltou que essa nova modalidade educacional tem um papel importante no fortalecimento do vínculo entre professores e estudantes.

“Minimizamos a exposição dos estudantes da situação de vulnerabilidade social, melhoramos os padrões de segurança alimentar, que é uma questão relevantíssima no Maranhão; nós temos a formação integrada e; melhoramos também a performance docente, uma vez que há uma relação de pertencimento entre o professor e a única escola em que ele passa a lecionar. É um modelo vitorioso e não há dúvidas de que ele é muito decisivo, não só para que tenhamos uma educação com nova fase, mas também seja vivenciada como instrumento de transformação e justiça social”, finalizou.

O estudante egresso do Ensino Médio Integral de Pernambuco, Vitor Arruda, ficou emocionado por estar participando de um importante debate, ao lado de representantes da população de outros estados, para discutir educação em tempo integral no Ensino Médio e definiu bem o significado da escola pública para a sua vida.

“Confesso que estou com bastante frio na barriga e esse frio se dar em dois aspectos principais, o primeiro e por partilhar desse momento, é por dividir esse espaço com pessoas, seres humanos que são tão importantes para o cenário educacional do nosso país e eu admiro muito todas e todos vocês aqui presentes, estava aqui com os olhos brilhando, ao ouvir vocês falarem. O segundo aspecto é correr o risco de não conseguir expressar, em palavras, o tamanho da minha gratidão e o tamanho da importância que a educação pública, sobretudo a escola integral, tem em minha vida, porque há alguns afetos que vão além de qualquer palavra”, expressou.

Além da participação do governador e do estudante Vitor Arruda, o Seminário desta quinta-feira (3) contou com as presenças do professor titular da Cátedra Instituto Airton Senna, Ricardo Paes de Barros; da deputada Federal, Tábata Amaral; da professora do município de Propiá, em Sergipe, Jôsi Santos.

No primeiro dia do evento, o Seminário recebeu o governador do Ceará, Camilo Santana; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio; e o secretário executivo de Gestão Pedagógica da Paraíba, Gabriel Gomes, além da participação do diretor presidente do Instituto Natura, David Saad, que deu boas-vindas aos convidados. No segundo dia, participaram o governador do Estado da Paraíba, João Azevedo; o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares; e a secretária de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna.

Mais imagens:

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
Fotos: Divulgação
03/12/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI