O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), divulgou nesta quinta-feira (9), a lista dos estudantes habilitados e inabilitados no Concurso Artístico e Literário Josué Montello: Vida e Obra, em homenagem ao centenário do escritor maranhense.
O concurso artístico e literário, como parte da programação em homenagem ao centenário de nascimento de Josué Montello, tem por objetivo incentivar a produção artística e literária de estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual dentro das modalidades: Redação, Poesia, Desenho e Fotografia.
A comissão recebeu 53 produções na modalidade redação, 39 poesias, 35 desenhos e 8 fotografias, totalizando 135 inscrições para o certame. Destaca-se a participação expressiva de estudantes dos municípios fora da Região Metropolitana de São Luís, compreendendo mais de 80% do total.
Aos estudantes “inabilitados”, conforme resultado preliminar publicado no site da Seduc, caberá Pedido de Reconsideração nesta sexta-feira e sábado (10 e 11) para encaminhar à Comissão de Habilitação do Concurso por meio eletrônico (e-mail) para o email: premiojosuemontello@adm.ma.gov.br e devendo obrigatoriamente adotar formulário ANEXO II do Edital, disponibilizado nos sítios da SEDUC e SECTUR.
A Comissão de seleção
A seleção e julgamento das produções serão feitos por comissão técnica, com reconhecida formação acadêmica e literária, e com vasto conhecimento da vida e obra do homenageado, formada por 16 servidores (titular e suplente) da Seduc e Sectur.
A Comissão se reunirá nos próximos dias e divulgará o resultado final do Concurso no dia 16 de novembro, no sítio das respectivas secretarias. Será avaliado a adequação das produções ao tema proposto, bem como a criatividade e originalidade, e a qualidade da obra, seja estética ou literariamente.
Premiação
Os estudantes melhores colocados em cada uma das modalidades receberão um kit de livros e prêmio no valor de mil reais, assim como os professores que orientaram a produção artística receberão, como reconhecimento, um kit de livros e uma placa alusiva ao concurso.
As escolas, nas quais os estudantes premiados estudem, também receberão como reconhecimento o prêmio de R$ 4 mil, recurso que deverá ser utilizado para a qualificação do espaço, acervo da biblioteca escolar e atividades artístico, cultural ou literário.
A cerimônia de premiação será realizada em local e data, a definir pela organização do Concurso, na capital maranhense, respeitando o prazo de até um mês após a divulgação do resultado final, conforme previsto no cronograma do edital.
Confira a lista de estudantes habilitados e inabilitados aqui.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI