13/04/2016 12:16 am

Governo do Estado alinha políticas públicas de educação para a juventude maranhense

Secretária Tatiana Pereira, secretário Felipe Camarão e demais representantes da Seejuv e Seduc

Fortalecer e dar celeridade às políticas públicas de educação com foco na juventude maranhense. Este é o objetivo da integração de ações entre as secretarias de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e de Educação (Seduc). O alinhamento dessas ações foi a principal pauta da reunião entre Tatiana Pereira e Felipe Camarão, gestores da Seejuv e Seduc, respectivamente, que ocorreu na sede da Seduc, no bairro do Monte Castelo, em São Luís.

A gestão Flávio Dino se pauta na formulação de projetos com fins a ampliar as políticas públicas para a juventude, fortalecendo o diálogo com o governo. São políticas que favorecem a sua contínua formação, garantindo ao jovem maranhense as condições de tornar-se cidadão do mundo, sendo protagonista das mudanças necessárias para a sua vida e de todo o estado.

Para a secretária Tatiana Pereira, o diálogo entre as secretarias fortalece as políticas públicas de educação no estado e reforça o compromisso do Governo Flávio Dino com os jovens maranhenses.

“A integração de ações entre a Seejuv e a Seduc vai proporcionar maior celeridade no desenvolvimento das políticas públicas de educação com foco na juventude, possibilitando também que os benefícios dessas ações cheguem a um número cada vez maior de jovens em todo o Maranhão”, destacou a secretária.

Durante a reunião desta terça-feira, que teve ainda a participação de representantes das duas secretarias, foram alinhadas várias ações com a participação direta das duas pastas, com destaque para a criação do Grupo de Trabalho que vai discutir a regulamentação do estágio no Ensino Médio no Maranhão. A iniciativa tem o objetivo de possibilitar que os jovens e adolescentes tenham um primeiro aprendizado profissional por meio de estágio remunerado em empresas públicas e privadas enquanto cursam o Ensino Médio.

Foi discutido também a participação da Seduc em ações já em formulação ou desenvolvimento pela Seejuv, como o programa Geração Ciência, o programa de atenção a saúde da juventude na escola, a Lei de Aprendizagem, entre outros. A secretária Tatiana Pereira também apresentou a Felipe Camarão, demandas da população jovem de responsabilidade da Seduc, como as condições estruturais da Casa do Estudante Secundarista, o transporte escolar para alunos do Ensino Médio em Paço do Lumiar.

Felipe Camarão avaliou como positiva a reunião e destacou o papel da Seejuv na articulação de respostas ás demandas da juventude maranhense.

“A Secretaria de Juventude tem um papel fundamental no nosso governo, à medida que ouve as demandas dos jovens e articula políticas públicas de juventude junto aos demais órgãos estaduais. Nessa reunião definimos várias ações conjuntas entre Seduc e Seejuv para a execução de ações para o público jovem maranhense”, comentou.

Participaram da reunião também, o secretário adjunto de Participação Popular Paulo Romão, além do superintendente de Políticas Públicas Laercio Carvalho e o assessor de Planejamento Jhonatan Soares, ambos da Seejuv, além dos secretários adjuntos da Seduc, Nádia Dutra e Manoel Pedro.

Secretária Tatiana Pereira, secretário Felipe Camarão e demais representantes da Seejuv e Seduc

 

 

Fonte: Seejuv
Texto: Gildean Farias
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI