23/12/2020 6:07 pm

Governo do Estado e Prefeitura de Pastos Bons garantem Escola Digna para povoado

Comunidade comemora entrega de Escola Digna no povoado Roçado, em Pastos Bons

Uma escola digna significa muito mais do que tijolos erguidos para a construção de um prédio. Para os moradores do Povoado Roçado, distante 40 km do município de Pastos Bons, é a realização de um sonho, e a entrega da Escola Municipal Domingos Rêgo, realizada nesta quarta-feira (23), reforça esse significado.

A escola foi construída por meio de regime de colaboração entre Governo do Estado e Prefeitura local, com investimentos da ordem de R$ 824.000,00. O prédio escolar é composto por 8 salas de aula, laboratório, biblioteca, sala dos professores, sala da direção, almoxarifado, cantina, depósito, banheiros masculino e feminino acessíveis, entre outros espaços que darão mais conforto aos estudantes, professores e à comunidade. A escola ofertará educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), beneficiando mais de 100 estudantes.

O brilho no olhar da aluna Sophia Vitória, 8 anos, reflete também a alegria de muitos estudantes que agora podem contar com uma Escola Digna em sua comunidade. “Gosto desta escola, porque ela possui biblioteca e eu gosto de ler. Ela é bem maior do que a outra, com mais espaços. Eu gosto de estudar, escrever, ler, de aprender coisas novas a cada dia”, expressou.

O vice-governador, Carlos Brandão, destacou a entrega de mais um equipamento educacional para a população. “Estamos inaugurando mais uma Escola Digna, uma escola de qualidade, em parceria com a Prefeitura de Pastos Bons, onde vamos dar oportunidade aos jovens de ter uma educação melhor e para que eles tenham um futuro melhor. Sinto muita alegria por estarmos aqui e por entender que a educação é o melhor caminho para melhorar a vida das pessoas”, destacou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou a importância da entrega em Pastos Bons e disse que vêm mais inaugurações para a população do Maranhão. “Mais uma entrega, a última antes deste Natal, e ainda teremos outras até o final do ano. Realmente, o Programa Escola Digna do Governo do Maranhão tem feito uma mudança profunda na vida das pessoas em todo o nosso estado. São escolas, bibliotecas, quadra poliesportiva, laboratórios sendo inaugurados em todo o território do Maranhão. Esta semana, já inauguramos obras educacionais em Imperatriz, São Francisco do Brejão, Duque Bacelar, aqui em Pastos Bons e o mais importante disso tudo tem sido observar a gratidão das pessoas e a esperança de tempos melhores. Essa é a principal mensagem que estamos trazendo à população, uma mensagem de esperança para dias melhores no ano que vem”, ressaltou.

O nome da escola é uma homenagem a Domingos Rêgo, que nasceu no Povoado Roçado e faleceu em 1994. Durante a sua trajetória, foi prefeito de Pastos Bons e Timon; elegeu-se deputado estadual, e, além de político, foi pecuarista, fazendeiro e prestou relevantes serviços aos municípios por onde trabalhou. O prédio que abriga a antiga escola recebe o nome de Escola Municipal José Bonifácio.

João Bosco, 82, filho de Domingos Rêgo, expressou sua emoção ao ver o pai sendo homenageado e, no final da solenidade, entregou um livro de sua autoria para a biblioteca da escola, intitulado ‘A maldição do Mendigo: a lenda da Mão Cabeluda’. “O meu pai foi o maior defensor do estudo que conheci na minha vida. Hoje, inaugurar um colégio com o nome dele é maravilhoso. Ele sempre me dizia que a coisa pior do mundo é ter olhos e não enxergar. Quem não enxerga uma letra para fazer uma sílaba e não enxerga uma sílaba para formar palavra e não sabe que as palavras formam a frase, é cego para o mundo. Nós estudamos graças ao seu esforço. Essa é a mensagem do pensamento positivo do meu pai que deixo aqui”, exprimiu.

A gestora geral da Escola Municipal Domingos Rêgo, Marinalda Sandes, festejou a entrega da escola e agradeceu o Governo do Estado pela inauguração. “Temos uma estrutura maravilhosa para abrigar nossos alunos, que sonhavam com esse momento. O prédio é maravilhoso e a comunidade está de parabéns por ter conseguido essa escola. Eu quero agradecer muito à nossa prefeita Iriane Gonçalo, ao nosso governador Flávio Dino e ao nosso secretário Felipe Camarão, pela entrega da escola à comunidade”, expressou.

Após a inauguração da escola, a comitiva do vice-governador Carlos Brandão; o secretário Felipe Camarão; a prefeita Iriane Gonçalo e demais autoridades foram à sede do município participar da cerimônia de inauguração do prédio da Câmara Municipal de Pastos Bons. A prefeita Iriane Gonçalves exprimiu sua satisfação pelas inaugurações dos prédios.

“Estamos aqui em Pastos Bons, juntamente com o nosso vice-governador e o nosso secretário, Felipe Camarão. Inauguramos a escola do povoado Roçado, um equipamento de muita importância que, com certeza, vem somar e melhorar a vida do nosso povo. Nesse momento estamos inaugurando a Câmara Municipal de Pastos Bons, que é uma felicidade para todos nós”, comemorou.

Mais fotos:

Texto: Antônio Figueredo