8/08/2019 3:45 pm

Governo do Estado inaugura Centro de Educa Mais em Açailândia

“Dei aula por mais de 30 anos no Estado. O que vejo aqui é um sonho, uma estrutura singular que muitas escolas particulares da capital, tenho certeza, não têm. Espero que o Programa Escola Digna continue ampliando suas ações por todo Maranhão e desenvolvendo, cada vez mais, a educação em nosso estado. Eu, minha neta e minha família somos muito gratas ao governador e ao secretário de Educação por essa excelente iniciativa”. O depoimento emocionado é de Vera Lúcia da Silva Sarmento, avó de uma aluna e professora aposentada do antigo Centro de Ensino Lourenço Antônio Galletti, o atual Centro Educa Mais Lourenço Antônio Galletti, entregue nesta quarta-feira (7) pelo Governo do Maranhão, no município de Açailândia.

A Escola e uma obra do Governo do Maranhão, erguida por meio do Programa Escola Digna. Recebeu investimentos na ordem de R$ 7 milhões e tem 3.879,74 m² de área construída. São 12 salas de aulas, laboratórios modernos de química e biologia, quadra poliesportiva coberta, salas climatizadas, banheiros com acessibilidade.

A unidade escolar foi entregue totalmente mobiliada com carteiras confortáveis e biblioteca atualizada. Estrutura digna que está beneficiando 420 estudantes com Ensino de Tempo Integral.

Os secretários de Estado de Educação, Felipe Camarão, e o de Infraestrutura, Clayton Noleto, o prefeito Juscelino Oliveira e demais autoridades regionais e estaduais estavam presentes na solenidade de entrega da escola.

O gestor geral da escola, Guilherme Maciel, falou de sua realização profissional de poder trabalhar em condições favoráveis e de sua felicidade ao ver a satisfação no rosto dos alunos e seus familiares.

“Nossa metodologia é diferenciada. Precisamos disponibilizar aos alunos conforto, materiais bons de estudo, segurança, limpeza, entre outras coisas fundamentais para a realização do nosso trabalho. Como gestor, é um sonho poder usufruir de um prédio tão maravilhoso, com tudo o que os nossos jovens precisam. Olhar a motivação, o orgulho dos nossos alunos e dos seus pais com a estrutura nova não tem preço”, afirmou Guilherme Maciel.

O estudante Thiago de Nazaré Santos, do 2° ano, comemorou a entrega da nova escola. “É muito bom perceber que as autoridades estão se preocupando com a gente, nos observam e melhoram as nossas condições de vida. Eu e meus colegas, praticamente, passamos mais tempo na escola do que em casa. O prédio antigo era desconfortável, algumas partes caindo aos pedaços, banheiros e salas sujas, enfim, não nos sentíamos à vontade. Nesse prédio novo, sinto que estou na minha segunda casa”, afirmou.

“É incrível o que o Governo do Estado está fazendo pela educação do Maranhão. Praticamente todo dia, uma escola é reformada ou entregue novinha em folha. Os resultados do Programa Escola Digna são espetaculares. Assim que assumi a prefeitura de Açailândia, o secretário Felipe Camarão me procurou para viabilizarmos essa obra, tudo de maneira muito profissional e séria. Hoje, estamos aqui vendo o resultado. Eu e o povo açailandense só temos que agradecer tanta atenção e dedicação”, relatou o prefeito Juscelino Oliveira.

Felipe Camarão destacou a importância de investir na formação intelectual dos jovens do Estado e da satisfação do governo em entregar obras finalizadas, como a da Escola Lourenço Antonio Galletti.

“Só podemos pensar em um futuro melhor, com uma sociedade mais consciente e esclarecida, se começarmos pela qualificação das nossas crianças e jovens. São eles que têm o poder de melhorar ainda mais o nosso estado e contribuir para um país mais justo e menos desigual. É por isso que me sinto honrado em estar aqui neste momento e ver esse prédio maravilhoso, pronto para oferecer a estrutura e o material que os estudantes de Açailândia precisam e merecem”, disse o secretário de Educação.

Felipe Camarão afirmou que a dedicação e atenção especial que o governador Flávio Dino dá à educação dos estudantes e às condições de trabalho dos professores da rede pública do Maranhão.

“O governador Flávio Dino sempre diz que qualquer crise se combate com muito trabalho e responsabilidade com o bem do povo. É com esse pensamento e compromisso que nós batalhamos, todos os dias, por melhorias na educação do nosso estado, sempre ouvindo os alunos e professores sobre suas necessidades e ideias. Nosso governador é incansável e sua disposição contagia todos nós. Não à toa, estamos inaugurando, somente nesta semana, mais seis escolas no Maranhão, quatro somente nesta região”, observou Felipe Camarão.

Texto: Jonatan Cardoso
08.08.2019