15/06/2022 5:05 pm

Governo do Estado inaugura escola em Lima Campos e realiza sonho da comunidade

“Hoje toda a família do Centro de Ensino Newton Bello vive um momento de muita alegria e agradece ao governador Carlos Brandão e à secretária de Educação, Leuzinete Pereira da Silva, por terem realizado um sonho antigo da comunidade, confirmando o compromisso com a educação e garantindo o acesso da comunidade escolar a um ambiente digno”. As palavras são de Jônatas Lopes, gestor do Centro de Ensino Newton Bello, escola da rede estadual de ensino, na cidade de Lima Campos, entregue pelo Governo do Maranhão, nesta quarta-feira (15), depois de ser completamente reformado por meio do Programa Escola Digna.

O CE Newton Bello não passava por uma reforma estruturante havia 25 anos. Para garantir um ambiente mais acolhedor e digno à comunidade escolar, o Governo do Maranhão investiu recursos na ordem de R$ 728.307,03, que possibilitaram a execução dos serviços de alvenarias e divisórias, coberturas, forro PVC, revestimento cerâmico, pavimentação, esquadrias e ferragens, mármores e granitos, louças e metais, pintura geral, climatização, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, entre outros serviços.

A escola possui 06 salas de aula, sala da secretaria/diretoria, midiateca secretaria/diretoria, cozinha, despensa, banheiros, área verde, pátio coberto, entre outros espaços e com a reforma abrigará confortavelmente 525 estudantes do ensino médio nos três turnos.

O governador em exercício, Paulo Velten, apresentou otimismo, durante a inauguração da escola. “Quando você tem determinação, disposição de ânimo, boa-fé, construindo pensamento positivo todos os dias: eu posso, eu quero, eu consigo, quando você reúne essa vontade de potência, com uma estrutura fabulosa com esta [escola] e com um corpo de professores também comprometidos com esse processo, nós temos uma revolução silenciosa se operando, e é nisso que devemos acreditar”, enfatizou Velten.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, conversou com estudantes e expressou a felicidade pelo momento vivido. “É um enorme prazer estar aqui com vocês. E saber que estão felizes, nos enche de orgulho. É esse o maior objetivo: qualificar os espaços, mas também fazer com que os alunos aprendam mais, para que sejam felizes. Eu ganhei o dia hoje, vendo essas caras alegres recebendo a escola. Parabéns! O compromisso do governo Carlos Brandão é melhorar ainda mais a infraestrutura dos espaços educacionais e a qualidade do ensino ofertado aos jovens maranhenses para que possam transformar suas vidas”, proferiu.

O estudante Júlio César Barbosa, de 17 anos, agradeceu o Governo do Estado pela reforma do prédio escolar que agora oferece mais conforto e condições adequadas para a prática do ensino. “Agradeço a Deus e o Governo do Estado por ter realizado essa reforma, pois antes a escola não tinha estrutura adequada para receber os alunos, e hoje recebemos uma escola climatizada, com todas as condições para a prática de nossas atividades”, exprimiu.

O professor de Sociologia, Yunng Sousa, destacou a importância da reforma do prédio escolar para garantir condições adequadas para o desenvolvimento da educação. “É muito importante essa reforma para a comunidade, estudantes e professores. O Governo do Estado entrega o prédio escolar em melhores condições de acesso, equipamentos e também de uma estrutura adequada para o desenvolvimento da educação de nossos jovens, estudantes e da nossa comunidade”, proferiu.

“A reforma da escola chegou, uma transformação que tanto esperávamos e acredito que todos estão felizes porque não necessitávamos de um ambiente agradável para estudar. Agora temos uma escola reformada, climatizada e pronta para receber todos nós estudantes. Agradeço o governo pelo novo espaço escolar e pelo que faz pela nossa educação”, exprimiu Ingrede Silva Raposo, 17 anos, estudante do CE Newton Bello.

Homenagem

A Midiateca recebeu o nome de Francisca Francelino, uma homenagem do Governo do Estado à professora que prestou relevantes serviços ao CE Newton Bello desde 1981 e faleceu em 2010. O irmão da homenageada, Joaquim Francelino Neto, agradeceu a reverência e disse estar muito feliz pelo reconhecimento.

“Essa homenagem a nossa irmã, Francisca Francelino, conhecida como professora Francisquinha, é para nossa família muito importante. Ficamos felizes pela oportunidade que a escola teve para homenagear a minha irmã. Agradecemos muito pelo reconhecimento e acreditamos que a professora Franscisquinha merecia essa homenagem”, afirmou.

Mais fotos:

Texto: Antônio Figueredo