6/05/2016 2:36 pm

Governo do Estado incentiva jovens maranhenses a participarem do Enem

Governo do Estado promove Aulão do Enem para estudantes da rede estadual de ensino

Uma força tarefa foi criada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Juventude (Seejuv), de Educação (Seduc) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para incentivar os jovens maranhenses a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de acesso a várias políticas de educação nacionais e estaduais, como o Prouni, Sisu, Sisutec, Fies, o ‘CNH Jovem’ e o ‘Cidadão do Mundo’.

As medidas adotadas pela força tarefa partem do incentivo à participação no exame, e vão até o oferecimento de aulões de revisão para jovens e adultos do Maranhão.  Para a secretária Extraordinária de Juventude, Tatiana Pereira, oferecer meios para inscrição e aulas preparatórias só reafirma a preocupação do Governo do Estado em aumentar a participação de estudantes maranhenses e melhorar seu desempenho nas provas do exame.

“A Secretaria de Juventude entende que a mobilização dos jovens vai além da participação nos Aulões do Enem. Esta iniciativa faz parte do conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, para ampliação dos direitos, que passa pela oferta de educação de qualidade para os maranhenses”, afirma Tatiana Pereira.

Estudantes da rede estadual de ensino recebem incentivo do governo como participação no aulão de revisão para as provas do Enem

Para aumentar a participação no exame, a Seejuv desenvolve estratégias de mobilização para que mais jovens maranhenses façam as provas do Enem em 2016. Entre elas, está a instalação de pontos de inscrição com computador e internet, oferecidos em parceria com os gestores municipais.

Os pontos estão espalhados em vários municípios maranhenses, dentro das secretarias ou coordenações municipais de juventude. Como é o caso da cidade de São Mateus do Maranhão, onde a estrutura para possibilitar as inscrições já está sendo viabilizada. “Solicitamos dois computadores e impressoras para o ponto de inscrição do Enem, que vai funcionar aqui na Secretaria de Juventude, assim como, também, as inscrições para o Aulão do Enem, na plataforma da Secti”, informou o secretário Municipal de Juventude, Altemir Aragão.

Para garantir que mais maranhenses participem do exame, estão sendo desenvolvidas campanhas de incentivo por meio das redes sociais e dentro das escolas da rede estadual de ensino, além da mobilização com os gestores municipais de juventude, para que estes criem condições aos jovens do seu município, oferecendo acesso gratuito à internet e informações sobre o processo de inscrição no exame.

Em São João do Sóter, a ação é vista como mais uma forma de incentivo a educação adotada pelo Governo do Maranhão. Para o coordenador municipal de Juventude, Jeisson Fernando, que também já providencia o ponto de inscrição para o Enem no município, as secretarias estaduais estão de parabéns no que diz respeito à valorização da educação no estado.

“Ações como os Aulões do Enem e a mobilização para inscrições, têm mostrado a responsabilidade e o compromisso do Estado em promover ações de melhorias na educação e no desempenho de nossos jovens no exame nacional. Os jovens maranhenses têm sido alcançados com os programas estaduais e, consequentemente, obtendo uma melhoria de vida e grandes oportunidades de crescer na vida. O Governo do Estado está de parabéns e merece o nosso apoio e participação na construção e no desenvolvimento de políticas direcionadas aos jovens”, acentua o coordenador de São João do Sóter.

Fonte: Secap
Texto: Fabiana Akira