16/08/2021 4:56 pm

Governo do Estado inicia vacinação de estudantes, em Paço do Lumiar

O Governo do Estado deu início, nesta segunda-feira (16), à vacinação de estudantes da rede estadual de ensino, no município de Paço do Lumiar. A vacinação, que se estende para os moradores da comunidade, está disponível para adolescentes de 12 a 17 anos. Os jovens deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis para receber a vacina.  O início da imunização acontece no Centro de Ensino Erasmo Dias, localizado no bairro do Maiobão, e ocorrerá durante toda a semana. Serão disponibilizadas mil doses diárias da vacina Pfizer, para atender a população. A ação será estendida a outros municípios.

“Estamos avançando muito com a vacina. Hoje inicia a vacinação, que a gente está chamando de ‘os novinhos’, a partir dos 12 anos de idade. Nós estamos no CE Erasmo Dias e chamando todos os adolescentes de 12 a 17 anos para virem vacinar. Vamos ficar aqui até o dia 20 (sexta-feira), assim, vai ser em todo estado do Maranhão”, destacou o superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso.Cardoso ressaltou, ainda, importância da vacinação para o retorno às aulas. Para ele, o evento é uma ação em respeito à comunidade, que garante segurança ao ambiente escolar e à população do Maranhão, possibilitando cada vez mais a imunização das pessoas, por meio da vacina.

“O mais importante é retornar à normalidade, sobretudo, na Educação, que sofreu um grande impacto por causa da falta das aulas presenciais. Essa retomada é muito importante e que seja uma retomada segura, como o governador Flávio Dino tem dito, com respeito aos protocolos sanitários. É dessa maneira que se faz uma educação de qualidade, com respeito aos professores, aos estudantes, funcionários e familiares. E lembrando: vacina boa é vacina no braço”, destacou.

Dona Marinete de Jesus Costa Araújo, mãe de Gabriel Costa Araújo, 17 anos, aluno do Robson Martins, falou da importância da vacinação do filho. “É muito importante, porque eu peguei Covid, e quase morri, mas agradeço a Deus por ter sobrevivido. Aconselho a todos que tomem a vacina, porque não quero que ninguém passe pelo o que eu passei. Estou vacinando o meu filho, com muito orgulho, e incentivo outro que tem medo de tomar a vacina e ainda não tomou. Estou muito emocionada, demais mesmo, de ver o meu filho vacinando. Eu agradeço muito”, disse.

O secretário adjunto da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou a importância da vacinação para o público-alvo e da segunda dose para completar a imunização dos maranhenses. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vai estar auxiliando essas prefeituras. Hoje em Paço do Lumiar e, também, os outros municípios com o mutirão da segunda dose. É preciso que a população compreenda que não basta tomar apenas a primeira dose. A missão, agora, é exatamente conscientizar, sensibilizar da importância de aplicar a 2ª dose em todos os maranhenses para completar o ciclo de imunização”, explicou.

Os estudantes aguardavam ansiosos por este momento e também ressaltaram a importância da vacinação. “A vacina é importante, porque aumenta mais a nossa segurança para a volta ao ambiente escolar e também para proteger os nossos pais, em casa”, acredita o estudante Antony Cardoso.

Quem compartilha o mesmo pensamento é Caio Monteiro, estudante do CE Erasmo Dias, e que já foi vacinado. “Acho a vacina importante porque a volta à escola fica mais segura com todos vacinados. O pessoal fica imunizado e se Deus quiser um dia a gente vai poder tirar essa máscara aqui”, expressou.

Nicole Silva Araújo, 15 anos, aluna do CE Erasmo Dias, disse estar feliz pelo momento e agradeceu o Governo do Estado por proporcionar vacinação aos estudantes. “Estou muito feliz por estarem proporcionando essa opção de a gente poder vacinar. Estou mais segura, porque os professores já estão vacinados e a gente está tendo essa oportunidade. Fico grata ao governo e estou feliz com isso”, comemorou.

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo