26/05/2022 5:52 pm

Governo do Estado participa do “Café com Trilhas” promovido pelo Unicef

Seduc participa do “Café com Trilhas” promovido pelo Unicef

Com o tema “Educação de Qualidade para Todos”, foi iniciado, nesta quinta-feira (26), o 3º encontro presencial do Programa Café com Trilhas. A ação é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); o Instituto Formação – Centro de Apoio à Educação Básica (FCAEB); o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e conta com o apoio institucional do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), entre outros.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, representou o governador Carlos Brandão, e destacou a importância da união de todos para o fortalecimento de uma educação de qualidade e para todos.

“A mensagem que nós trazemos para este evento é de união, de parceria, de colaboração. O Unicef tem essa iniciativa extraordinária em que se compromete com as políticas públicas, que busca os municípios para perto, para cuidar e proteger as nossas crianças e adolescentes. Isso é muito importante. E o governo Carlos Brandão, por meio da Secretaria de Estado da Educação, não pode se furtar a apoiar, a abraçar e dar as mãos às instituições que querem colaborar com a educação, com políticas sociais desse estado. O Estado não pode e não consegue fazer educação sozinho. Como diz Edgar Morin, ‘educação tem que ser feita tecendo junto, é uma tessitura coletiva’, por isso eu saúdo a todos os parceiros envolvidos nessa ação”, destacou a secretária Leuzinete.

“O objetivo é discutir com os municípios presentes sobre acesso à educação de qualidade e a melhoria da implementação de políticas em educação nos municípios do Maranhão. Para construir uma educação de qualidade nos municípios, é fundamental a realização de parcerias como esta, realizada com o Governo do Estado, por meio da Seduc e da participação da Secretaria de Saúde, com a Undime, MP e DPE. Por meio dessa rede de apoio, a gente consegue dar o suporte necessário para que os municípios consigam implementar políticas públicas de qualidade, no caso da educação com foco no acesso à educação e na qualidade da educação para crianças e adolescentes dos municípios maranhenses”, destacou Ângelo Damas, especialista em Educação do Unicef no Maranhão.

“Os cafés são uma metodologia desenvolvida por nós no Maranhão para mobilizar o Selo Unicef nos 216 municípios que aderiram ao Selo. Nós temos praticamente 100% de adesão dos municípios, porque São Luís não entra nesse programa. O selo é um programa indutor de elevação de políticas, que busca envolver os estados, os municípios nas ações que trabalham pela melhoria da qualidade da educação. Durante a pandemia nós tivemos os cafés remotos. Este é 3º café presencial e trazemos para debate o tema ‘Educação de Qualidade para Todos’, com o foco na Busca Ativa de alunos que estão fora da escola. Vale destacar o apoio efetivo da Seduc nesse trabalho de trazer os estudantes de volta à escola”, explicou Regina Cabral, diretora Geral do Instituto Formação.

Participam do encontro representantes de secretarias municipais de educação e articuladores municipais do Busca Ativa Escolar de 29 municípios maranhenses que aderiram ao Selo Unicef.

“Esse evento é muito importante, porque vai nos apresentar novas estratégias para poder trazer de volta à escola as crianças e adolescentes que por ventura ainda estejam fora da escola. Porque fora da escola não pode. Esperamos sair daqui com uma bagagem importante para levar para nossos municípios e acabar com essa evasão escolar”, disse Marco Ribeiro, coordenador do Selo Unicef no município de Santo Amaro.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Os municípios que aderirem ao Selo UNICEF em 2021 assumiram o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social, que têm o objetivo de promover os direitos das crianças e dos adolescentes. No Maranhão, 216 municípios aderiram ao Selo Unicef – 2021-2024, e eles contam com o apoio do Instituto Formação, parceiro técnico no acompanhamento e monitoramento das atividades.

A iniciativa acompanha os quatro anos de gestão municipal, com uma metodologia que inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente, norteados também pela Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Fotos:
Divulgação
26/05/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI