19/04/2022 2:27 pm

Governo do Estado promove Quinzena do Livro Infantil e fortalece a arte literária no Maranhão

Creche da Liberdade, em momento literário com os alunos

Com o intuito de fortalecer a arte literária no estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início, na segunda-feira (18), à Quinzena do Livro Infantil. A ação será realizada em diversos municípios e segue até o dia 29 de abril. O evento é alusivo ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, em homenagem ao escritor de literatura infantil, Monteiro Lobato, e ao Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, em homenagem ao também escritor Hans Christian Andersen, comemorado no dia 2 de abril.

“Estamos com diversas atividades culturais e de estímulo à leitura, em São Luís e outros municípios. Estaremos, até o dia 29 de abril, desenvolvendo atividades com o objetivo de movimentar a comunidade escolar, e os moradores no entorno da escola, para o uso das bibliotecas que estão disponíveis com bons livros e que são importantes para construção de novos leitores”, destacou a superintendente da Seduc, Adelaide Diniz.

Creche da Liberdade, em momento literário com os alunos

Em São Luís, a cerimônia de abertura da Quinzena do Livro Infantil aconteceu no Centro Integral de Educação Infantil Creche da Liberdade, com acolhida e boas-vindas; apresentação da peça, de autoria de Monteiro Lobato, “A pílula falante”; contação de História – O coelho; cantigas – Música do Jacaré, entre outras atividades.

A gestora pedagógica da Creche da Liberdade, Lilian Valéria Rodrigues Lemos Soares, ressaltou a importância da Quinzena do Livro Infantil, para estimular a leitura dos alunos e desenvolver o seu potencial para que tenham uma visão de mundo mais humanizada e sustentável.

“Não há dúvidas de que a literatura amplia o conhecimento de mundo do ser humano e traz benefícios significativos. A leitura melhora o vocabulário, amplia a visão sobre nós mesmos e colabora para um entendimento de mundo sustentável e mais humanizado. O exemplo é sempre um bom caminho para estimular a leitura, e foi pelo exemplo de uma apresentação teatral que a Quinzena do Livro incentiva as crianças a participarem do universo da literatura infantil”, expressou Lilian Valéria Rodrigues Lemos Soares.

Ainda na segunda-feira (18), a Quinzena do Livro prosseguiu no Centro de Educação Especial João Mohana, com atividades de movimento (Psicomotricidade), pintura de rosto, desenhos, encenação da obra “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, entre outras atividades. A gestora da escola, Luciana de Carvalho Santos, acredita que o evento trará benefícios significativos para os estudantes.

“É com grande prazer que recebemos a demanda e abraçamos com muito carinho, para mostrar para o público que os estudantes do João Mohana, com deficiência intelectual e autismo, têm tanta competência e habilidades quanto o estudante sem deficiência. Estamos com uma vasta programação, envolvendo desde atividades lúdicas, pintura da face, mão e também apresentação da peça sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo. Sintam-se à vontade para brincar conosco” afirmou Luciana de Carvalho Santos.

Silvanira Estrela tem dois filhos autistas matriculados no Centro de Educação especial João Mohana e acredita que as atividades artísticas auxiliam na integração dos alunos e contribuem para o seu aprendizado. “Estou muito satisfeita com a integração da escola com as crianças que são deficientes e as crianças não deficientes. Os meus filhos têm desenvolvido muito com o passar do tempo, por meio do atendimento recebido no Centro”, opinioi.

Centro de Educação Especial João Mohana promoveu atividades físicas e artísticas, durante a Quinzena do Livro Infantil

Nesta terça-feira (19), as atividades da Quinzena do Livro Infantil estão sendo realizadas na Creche do Centro e, nesta quarta-feira (20), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em São Luís.

A Quinzena será realizada em diversos municípios do estado, entre os quais Aldeias Altas, Santa Helena, Humberto de Campos, Passagem Franca, Pinheiro e Vitorino Freire.

Alunos do João Mohana desenvolvem a arte do desenho e da pintura

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo
Foto: Divulgação
19/04/2022

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI