7/12/2016 8:07 pm

Governo do Estado promove Seminário sobre Altas Habilidades/Superdotação

6

‘Alunos Madrigal’ do NAAH/S cantaram o Hino Nacional Brasileiro na abertura do seminário

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) “Joãozinho Trinta”, órgão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou, nesta quarta-feira (07), no Teatro Viriato Corrêa, em São Luís, o I Seminário sobre Altas Habilidades\Superdotação, como parte da programação em comemoração aos 10 anos do núcleo, que acontece no dia 26 deste mês.

O NAAH/S tem entre seus objetivos a formação de professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos. A meta, também, e proporcionar informações sobre as necessidades educacionais especiais dos alunos com altas habilidades/superdotação para todos os membros da comunidade escolar da rede regular de ensino.

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, destacou, durante o seminário, o papel do núcleo na missão de integrar crianças, adolescentes e jovens com Altas Habilidades/Superdotação e a importância em identificar estas características de forma precoce.

7

Secretário Felipe Camarão destacou o papel do Núcleo na missão de integrar pessoas com altas habilidades e superdotação

Felipe Camarão explicou que a percepção das altas habilidades precisa ser urgente para que as crianças com essas características não percam a possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades e possam ser pessoas de sucesso. “Nós vamos trabalhar de forma articulada com os municípios a fim de capacitar equipes municipais para que possam identificar crianças com altas habilidades desde a educação infantil para que elas não percam suas potencialidades por falta de políticas públicas”.

O secretário que enfatizou que o NAAH/S tem um papel muito importante na missão de trazer a integração das crianças e adolescentes com Altas Habilidades e Superdotação. “É determinação do governador Flávio Dino e um compromisso meu, que o NAAH/S seja estruturado formalmente e seja dotado de condições adequadas para melhor maneira para atender quem precisa”, ressaltou.

“Este seminário é a coroação de uma ampla programação que realizamos durante o ano, não só em comemoração aos 10 anos de sua fundação, mas por todo o trabalho que é feito, por toda a estrutura que o núcleo tem. O NAAH/S passou muito tempo trabalhando de uma forma belíssima, mas, sem ser reconhecido. Então, o que queremos agora é fazer com o núcleo seja visto e reconhecido pelo seu trabalho”, destacou o coordenador do Núcleo, Fabiano Tarjra.

Desde muito cedo, Marya Eduarda Batista Mendes, de 12 anos, descobriu que tinha altas habilidades para o canto e foi participar de um grupo da igreja. O apoio da família fez diferença no potencial dela. “Para mim, cantar é uma coisa normal. A minha família me apoia em tudo o que vou fazer. Meus pais estão sempre do meu lado”, disse.

Davi Faustino de Castro da Silva, de 16 anos, é tecladista, habilidade que descobriu aos oito anos, mas, não foi fácil se encontrar. “Eu fiz aulas de piano com algumas pessoas, mas, não me encontrava por completo e acabava parando. Este ano entrei pro NAAH/S e, finalmente, estou me desenvolvendo. A forma como eles trabalham com os alunos é formidável”.

Palestra

A coordenadora do curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cristina Maria Carvalho, uma das maiores autoridades do país em superdotação, ministrou a palestra: “Altas Habilidades/Superdotação – Práticas e direitos”.

Cristina Maria Carvalho informou que a atenção ao aluno com características de superdotação começou a mudar em 1996, com a inserção deste público na Lei de Diretrizes e Bases. “Nós passamos a ter consciência de que esse é um público que aprende rápido, que pode acelerar os estudos e, com isso, trazer economia para a escola pública, para a família, porque passa menos tempo na escola particular”.

“São pessoas capazes de fazer sínteses e análises de forma mais breve, participando mais ativamente do processo de aprendizagem. Isso é bom, porque a gente precisa de jovens mais cedo nas Universidades para fazer ciência, fazer pesquisa. Mas, as escolas têm que estar preparadas para isto, porque caso contrário o que deve ser um sucesso, pode se transformar num fracasso” enfatizou a palestrante.

Durante o evento, houve apresentação artística, exposição de quadros e lançamento do livro do estudante Allan Victor Saraiva Vieira, de 12 anos. ‘Alunos Madrigal’ do NAAH/S também mostraram suas altas habilidades com o canto e fizeram uma bela apresentação do Hino Nacional.  Presentes, também, ao encontro, a promotora especializada em Defesa da Educação, Luciane Belo; a secretária adjunta de Ensino, Nádia Dutra; a supervisora de Educação Especial, Rosane Ferreira; e o diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Cláudio Leão.

Secretário Felipe Camarão com o estudante Allan Victor Saraiva Vieira, de 12 anos, que lançou livro no evento