23/06/2016 7:52 pm

Governo do Maranhão e Funai estreitam parceria para garantia de direitos de comunidades indígenas

Presidente interino da Funai, Artur Nobre Mendes

Presidente interino da Funai, Artur Nobre Mendes

O governador Flávio Dino recebeu, na tarde desta quarta-feira (22), a visita do presidente interino da Fundação Nacional do Índio (Funai), Artur Nobre Mendes. Em reunião, da qual também participaram o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, e o secretário de Educação, Felipe Camarão, o presidente conheceu as ações e políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Maranhão nas áreas de cidadania, educação, saúde e segurança direcionadas para comunidades indígenas. Além disso, foram apontadas novas parcerias e soluções.

“Fiquei muito impressionado e feliz com a disposição do Governo do Maranhão em resolver os problemas e questões indígenas. Além de conhecer o trabalho que já vem sendo feito, em todas as questões que levantei tive o apoio do governador. Não apenas o apoio teórico, mas já com apontamento de medidas e soluções. Saio daqui muito satisfeito e acho que essa parceira da Funai com o Governo do Estado tem tudo para dar certo”, declarou Artur Nobre Mendes, sobre o resultado da reunião.

Ainda segundo o presidente, a visita ao estado serviu para firmar o compromisso do Ministério da Justiça com o Maranhão. “É importante destacar que essa visita não simboliza uma parceria apenas com a Funai. Ela é uma resposta também do Ministério da Justiça para atuação no estado”, enfatizou.

De acordo com o secretário Francisco Gonçalves com o fortalecimento da parceria, os povos indígenas serão os principais beneficiados. “Ele conheceu importantes ações que temos desenvolvido como o mapeamento e fortalecimento da rede de educação indígena, a formulação de políticas públicas com a participação de conselhos e representantes de etnias em cada território”, detalhou.

Também sobre educação, o secretário Felipe Camarão destacou a solução encontrada para o transporte escolar de aldeias. “Pudemos aqui firmar a parceria na área de educação. Para que Governo e Funai atuem juntos nas aldeias vistoriando as estruturas das escolas, o calendário e também resolvendo o problema do transporte escolar, que agora vai ser capitaneado pela Funai e vai ter o auxílio do Governo do Estado”, informou Camarão.

Outro caso discutido na reunião foi a implementação de ações sociais da Eletronorte que agora contará com o apoio do Governo do Estado. “Nós também tratamos da parceria da Funai e do Governo do Estado com a Eletronorte na implementação de ações sociais junto a essas comunidades indígenas. Além disso, abordamos uma parceria para capacitar indígenas, que inclusive já tem representatividade aqui no Maranhão, para que eles estejam preparados para isso, para terem bons representantes em Conselhos e saibam lutar por seus direitos”, detalhou o presidente da Funai, Artur Nobre.

Presidente interino da Fundação Nacional do Índio (Funai), Artur Nobre Mendes e secretários de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, e o secretário de Educação, Felipe Camarão durante reunião que estabeleceu parceria entre Governo e Funai.

Presidente interino da Funai e os secretários Francisco Gonçalves e Felipe Camarão durante reunião que estabeleceu parceria com o Governo.

Fonte: Secap
Texto: Izabella Silveira
Fotos/NaelReis

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI