9/03/2017 5:47 pm

Governo do Maranhão encerra Escutas Pedagógicas em São Luís depois de ouvir cerca de 5 mil professores nas 19 Ure’s

escuta uema (1)

Técnicos da Seduc ouvem professores em Escuta Pedagógica no Cecen da Uema

Encerrou nesta quinta-feira (09), em São Luís, uma série de 30 diálogos com professores realizados pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os encontros que iniciaram no dia 9 de fevereiro, denominados de ‘I Escuta Pedagógica’, é uma iniciativa inédita na Educação do Maranhão, que tem como foco principal a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio, nas escolas públicas da rede estadual.

No total, mais de cinco mil professores das 19 Unidades Regionais de Educação (Ure’s) foram ouvidos por técnicos da Seduc durante as escutas. Em São Luís, onde aconteceu a etapa final, foram realizados 12 encontros envolvendo por volta de 2,5 mil professores dos mais diversos componentes curriculares, nos 12 polos educacionais.

escuta uema (4)

Professores apresentam propostas para melhorar a qualidade do ensino em sala de aula

Durante as escutas conduzidas por técnicos da Seduc foi apresentado aos professores um panorama da educação no estado, abordando aspectos como: a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), evasão escolar, repetência, a participação quantitativa e qualitativa dos estudantes da rede no Enem, entre outros assuntos.

Num segundo momento, os professores foram ouvidos sobre as dificuldades e os desafios encontrados em sala de aula. Além de apresentarem propostas para que possam ser traçadas estratégias que melhorem o trabalho em sala de aula e consequentemente a qualidade do ensino e dos indicadores educacionais. “As Escutas Pedagógicas foram muito positivas. Nós conseguimos dialogar com os professores, ouvi-los sobre as necessidades de sala de aula, da escola, e ao mesmo tempo pudemos mostrar a eles quais são os desafios da educação no nosso estado, para que juntos possamos encontrar alternativas para melhorar os índices educacionais”, explicou Carla Ivana Amorim, Supervisora de Inspeção Escolar.

A análise dos professores

Professora Ruth Costa Teixeira fala que em três décadas é a primeira vez que participa de uma ação como a escuta

Ruth Costa Teixeira tem 30 anos como professora de Língua Portuguesa e hoje leciona no C.E. Cidade Operária II. Pela primeira vez, em três décadas, está sendo ouvida pela Seduc, para falar do que espera para sua escola e seus alunos. “Estou achando muito importante essa decisão da Secretaria de Educação em fazer uma escuta nesse nível, porque é uma oportunidade de fazermos algumas colocações, dizer o que precisamos para melhorar a nossa vivencia em sala de aula. Quando o professor participa das discussões, ele se sente parte do processo. Isso já era para ter acontecido há muito tempo”, enfatizou a professora, durante a escuta no Cecen da Uema.

Professor Cleimar Correia Pereira

“É a primeira vez que a gente participa de um encontro como este, onde os professores estão colocando as suas necessidades em sala de aula e dizendo o precisa ser feito para melhorar o trabalho na rede. Isso é muito importante”, destacou o professor Cleimar Correia Pereira, professor de Física do Cintra e do C.E. José Justino Pereira.

“Esta é uma iniciativa muito válida. É uma forma de valorização dos professores, uma vez que estamos sendo ouvidos para falar dos problemas enfrentados na rede, assim como expressar nossas ideias sobre o que pode ser feito para melhorar o trabalho na sala de aula e consequentemente a educação no estado”, falou Meyre Dalva Barbosa Bitencourt, professora de História há 23 anos.

Para Júlio César Pereira Boais, professor de Biologia, do Centro de Educação Integral Margarida Pires Leal, as escutam alimentam a esperança de melhorias no ensino. “Escutar é sempre muito bom e é sinal de que estamos mudando. E a esperança é que as respostas a estes questionamentos feitos, a estes problemas apresentados, as ideias sugeridas, venham de uma forma mais rápida e consistente”, enfatizou.

“Durante muito tempo nós professores ficamos calados, não fomos ouvidos. E quem está em sala de aula somos nós. Então a Seduc tem que saber o que está acontecendo em sala de aula, por que os indicadores ainda são baixos? por que a qualidade do ensino ainda não é a desejada? E isso só quem está na vivência da sala de aula vai poder responder. E eu acredito que escutando os profissionais da educação, a qualidade do ensino pode melhorar muito daqui para frente”, disse a professora Ângela Araújo Prado, também do C.E.I Margarida Pires Leal.

O Secretário de Educação, Felipe Camarão, afirma que a ‘I Escuta Pedagógica’ é parte importante no processo de construção de um fazer pedagógico e educacional mais democrático. “Eu fico muito feliz com o resultado da ‘I Escuta Pedagógica” realizada pela Seduc. A proposta do governador Flávio Dino de ouvir os professores, foi uma oportunidade de se repensar e construir políticas públicas educacionais do ponto de vista dos educadores. Foi uma ação importante, onde tivemos uma resposta muito positiva dos nossos professores. Agora vamos analisar tudo o que foi dito e proposto para partimos para as ações que posam impactar positivamente na sala de aula ”, pontuou o Secretário.

Fotos/Lauro Vasconcelos