8/07/2016 4:40 pm

Governo do Maranhão entrega mais dez escolas completamente reconstruídas neste sábado (9)

Escolas com novas estruturas resultam em melhores condições para o aprendizado dos alunos

Escolas com novas estruturas resultam em melhores condições para o aprendizado dos alunos

Uma nova fase para milhares de estudantes maranhenses se inicia neste sábado (9) com a entrega de dez escolas completamente reformadas pelo Programa ‘Escola Digna’, do Governo do Estado. As entregas serão realizadas nas cidades de Axixá, Caxias, Matinha, Riachão, Timbiras, São Luís e também em Codó e Itapecuru, estes dois últimos municípios possuem escolas quilombolas que foram totalmente recuperadas, algo inédito na gestão estadual. Esta é a segunda fase de inaugurações realizadas pelo Estado, que em junho entregou cerca de 30 escolas reconstruídas.

O Centro de Ensino Olegário Bispo, que fica dentro da área quilombola do município de Itapecuru, e atende 264 alunos de cinco comunidades, do Ensino Fundamental e Médio nos três turnos, é uma das unidades que nunca havia passado por reforma do Governo do Estado e funcionava de forma improvisada.

Na unidade, oito salas de aula receberam novas instalações hidráulicas e elétricas, poço artesiano de água potável, pintura, lajotas, ventiladores, banheiros e cantina totalmente reformados. O investimento total do Governo do Estado foi de R$ 824.136,39 e só não pôde contemplar a escola com ar condicionado porque a rede elétrica do município ainda não suporta o equipamento.

“O clima é de ansiedade. Uma verdadeira realização de sonhos para alunos e professores que conviviam diariamente com o descaso de outros governos”, relata Nilza Lima, professora de História no Centro de Ensino quilombola.

“Itapecuru se sente privilegiada de ter duas escolas reformadas pelo Governo do Estado. É visível no olhar de cada aluno a felicidade de ver suas escolas ganhando novos pisos, pinturas, telhados e ar condicionado”, conta, animada, a gestora Regional de Educação, Maria Lúcia Machado.

As obras são coordenadas por meio das Secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e da Educação (Seduc), que executam o Programa ‘Escola Digna’. Até agora, já são cerca de 40 escolas totalmente reconstruídas e entregues à comunidade e outras 282 que receberam manutenção. A estimativa do Governo do Estado é beneficiar, com algum tipo de intervenção, todas as escolas do Ensino Médio até 2018.

Fonte: Secap
Texto: Fabiana Akira
Fotos/GilsonTeixeira

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI