13/04/2023 6:18 am

Governo do Maranhão entrega obras em Dom Pedro, Porto Rico, Santa Rita e Presidente Dutra

Localizada na Rua do Comércio, em Porto Rico, a Praça da Família Berilo Bento Passinho servirá como novo espaço para o lazer, exercícios físicos e encontro dos moradores da cidade. O equipamento público foi inaugurado nesta segunda-feira (10) pelo Governo do Estado, e teve investimento na ordem de R$ 1 milhão. No mesmo dia, o governo estadual entregou outras obras nos municípios de Dom Pedro, Presidente Dutra e Santa Rita. São construções e revitalizações que beneficiam as áreas da educação, esporte, lazer e saneamento básico.

As obras foram executadas pelas secretarias de Governo (Segov), das Cidades (Secid) e da Educação (Seduc), além da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Praça da Família de Porto Rico

Inaugurada pela Segov, a Praça da Família de Porto Rico ganhou playground, quadras de areia e poliesportiva e academia ao ar livre. O espaço também passou por serviços de movimentação de terra, pavimentação, instalações hidráulicas, iluminação, acessibilidade, canteiros, meio fio e sarjeta, pintura geral, bancos e lixeiras, paisagismo, arquibancada, quadra quiosque e limpeza final.

O secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representou o governador Carlos Brandão na inauguração. “Essa obra, além de mudar, de certo modo, a vida da comunidade, também traz esperança de novos investimentos, melhorias no hospital, no Restaurante Popular, escolar militar. São projetos que o governo quer levar para todos os municípios maranhenses”, disse Madeira.

O prefeito Porto Rico, Aldo Brown, agradeceu a entrega. “Agradeço muito a todos do Governo do Maranhão pelo comprometimento com a nossa cidade. Só temos a agradecer, e destaco que o município sempre estará de braços abertos para a gestão estadual”, afirmou.

Presidente Dutra

Novas quadras poliesportivas, prédio escolar, poços e sistemas de abastecimento de água foram entregues para estudantes da rede estadual em Presidente Dutra, Santa Rita e Dom Pedro. As obras educacionais e de saneamento foram executadas pela Seduc, Secid e Caema.

O gestor do Centro Educa Mais Deputado Remy Soares, Rafael Gonçalves, agradeceu ao governo pela entrega da quadra poliesportiva coberta e com vestiários. “Estamos muito agradecidos por mais essa conquista. Em 2021, fomos agraciados com a conclusão da reforma do prédio escolar, e hoje, mais uma vez, fomos premiados com a reforma da quadra poliesportiva, que é essencial para o desenvolvimento dos estudantes”, disse o gestor.

A estudante Isabela Silva também celebrou o novo espaço, destacando a importância do local, que servirá como incentivo ao esporte. “Com essa quadra, será possível praticar esportes, e isso é muito importante para todos nós estudantes, especialmente para os alunos que têm como objetivo trabalhar na área”, comentou.

Dom Pedro

Em Dom Pedro, os estudantes do Centro Educa Mais Ana Isabel Tavares também tiveram motivos para comemorar. O governo estadual construiu a quadra poliesportiva da escola, com cobertura e vestiários. Agora, a população dispõe de um espaço confortável para a prática de atividades esportivas e culturais.

A entrega do espaço contribuirá para o desenvolvimento integral de mais de 300 alunos. “A entrega da quadra da nossa escola foi muito importante porque beneficia os estudantes com um local para a prática de esporte, lazer e atividades pedagógicas. Nesse espaço podemos realizar dinâmicas diferentes e com aulas mais descontraídas”, disse o estudante do 2º ano, Pedro Miguel Falcão Mendes.

Há 28 anos na gestão da escola, a professora Rivânia Dias agradeceu pela conquista, emocionada. “Os alunos sempre sonharam com essa quadra. Hoje é a consolidação de um sonho antigo. Esse espaço era uma meta da escola, um objetivo de toda a comunidade escolar, principalmente dos estudantes. Fizemos muita campanha para que o governo nos ajudasse e, graças a Deus, fomos atendidos”, afirmou.

Santa Rita

Em Santa Rita, a comunidade escolar comemorou a reforma do Centro de Ensino João Batista de Carvalho e a entrega da construção da quadra poliesportiva da escola. O prédio escolar possui dez salas de aula, sala de Educação Especial, salas de professores, da diretoria e secretaria, cozinha, refeitório, midiateca, banheiros acessíveis, entre outros espaços, beneficiando quase 700 estudantes.