7/03/2017 6:28 pm

Governo do Maranhão inicia Escutas Pedagógicas com professores da Rede Pública Estadual em São Luís

escuta ssão luis (5)

Técnicos da Seduc apresentam panorama da educação estadual a professores da rede

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou nesta terça-feira (7), a terceira etapa de uma série de diálogos com professores da Rede Pública Estadual, que já percorreu 18, das 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s) do Maranhão. Os encontros, que foram iniciados no dia 9 de fevereiro, são denominados de ‘I Escuta Pedagógica’ e têm como foco principal a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio nas escolas públicas maranhenses.

Na Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, as escutas serão realizadas até quinta-feira (9), em quatro escolas, envolvendo cerca de 3 mil professores dos 12 polos educacionais da capital. Os encontros estão sendo conduzidos por técnicos da Seduc e têm como tema central a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos maiores desafios da educação no Maranhão para os próximos anos.

Dentro dessa perspectiva está sendo apresentado aos professores o panorama educacional da rede pública estadual, com seus avanços, demandas e desafios. Por outro lado, os educadores são convidados a falar das dificuldades e dos desafios encontrados em sala de aula. Além disso, apresentam suas propostas para que possam ser traçadas estratégias que melhorem o trabalho em sala de aula e, consequentemente, a qualidade do ensino e o IDEB no estado, assim como o nível de aprendizagem e a participação quantitativa e qualitativa dos alunos da rede no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

escuta ssão luis (6)

Professores da Ure de São Luís participam de Escuta Pedagógica

O professor Claudinei Rodrigues, superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais da Seduc, que coordenou o encontro com os professores no Colégio Militar Tiradentes, destacou que as escutas são parte importante de um processo de gestão democrática e de busca constante pela melhoria da educação. Além de ser um mecanismo de aproximação da Seduc com a rede. “Com as escutas, a Seduc estabelece uma relação mais estreita e de confiança do professor com a rede. É um momento para o professor expor suas ideias, seus anseios e, de fato, contribuir para a construção de uma educação de qualidade. É, também, um termômetro para a Seduc saber de que forma está acontecendo a educação na sala de aula.”, destacou Claudinei.

Para os professores a escuta é uma das ações mais democráticas desenvolvidas pela Seduc. “Escutar sempre é bom, ainda mais, quando se escuta quem está no chão da escola, vivenciando os problemas no dia a dia. Então, aqui, os professores e técnicos que têm essa vivência, estão habilitados a apresentar as melhores alternativas, e mostrar as perspectivas para onde deveremos seguir no sentido de resolver os problemas que, que nós conhecemos muito bem”, enfatizou Erisvam Carvalho, professor da área de Atendimento Educacional Especializado, da escola Robson Campos Martins, no Maiobão.

“É a primeira vez que eu vejo o governo do estado escutando os professores para saber dos problemas da escola. Isso é inovador e traz uma esperança de que os rumos da educação podem mudar. Nós precisamos muito que isto aconteça”, disse Suely Silva Garcês, professora de Educação Física do C.E. Erasmo Dias.

“Nós esperamos construir um documento sólido que tenha como base, principalmente, a questão do currículo e do ensino e aprendizagem”, destacou a professora Eva Alves de Moraes Barros, gestora da URE São Luís.

Nas 18 Ures, as escutas reuniram mais de 2,5 mil professores participaram dos diálogos com os técnicos da Seduc.

As escutas continuam nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9) no Cintra, com professores dos polos VI, VIII e IX; no Liceu Maranhense, com os professores de polos que atuam no turno noturno. O encerramento será na quinta-feira (9), no C.E. Colégio Militar 02 de julho, com professores I e XII; e na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com professores dos II, III e VII.

Fotos/Lauro Vasconcelos