25/04/2019 5:13 pm

Governo do Maranhão inicia reforma da quadra poliesportiva do Centro Educa Mais Barjonas Lobão

15754_assinatura_de_ordem_de_servico_arjonas_caic_foto_antonio_martins_14_5351449515912787408

Equipes da Seduc e da Sedel vistoriam início das obras de reforma da quadra poliesportiva

A comunidade escolar do Centro Educa Mais Barjonas Lobão comemorou, na última quarta-feira (24), assinatura de Ordem de Serviço, oficializada pelo Governo do Maranhão, através da Lei de Incentivo ao Esporte, para a reforma do complexo esportivo do Centro de Educação Integral, que fica localizado no Jardim América.

A obra dá continuidade às ações do Programa Escola Digna e consta no projeto de reforma toda a reestruturação da Quadra Poliesportiva, com construção de arquibancadas e vestiários e adequação de espaço para uma quadra de areia.

Durante a assinatura da Ordem de Serviço que autoriza a reforma, o superintendente de Engenharia da Seduc, Sandro Reis, que no ato representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que este é um empreendimento grande pelo fato da estrutura da quadra do Centro Educa Mais ser complexa, mas a reforma trará maior qualidade de vida à comunidade escolar e também para a comunidade do bairro, que terá um local apropriado para realizar suas atividades esportivas, de lazer e eventos culturais.

A obra é uma parceria entre a Seduc e a Sedel

“Aqui teremos uma quadra poliesportiva para a prática de futsal, basquete, vôlei, handebol e, ainda, uma quadra de areia, onde os estudantes poderão praticar vôlei, futebol e outras atividades esportivas. A comunidade vai ganhar um espaço adequado e de qualidade para praticar tanto atividades esportivas quanto eventos culturais. Toda a revitalização desse complexo será boa e beneficiará não somente a comunidade escolar, mas crianças, jovens e adultos da comunidade do entorno, que poderão utilizar o espaço”, afirmou Sandro Reis.

A obra, que já teve início no mês de março e tem previsão de entrega para outubro desse ano, é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel).

“Essa é uma parceria em que a Seduc e a Sedel estão indo para as escolas para entregar essas quadras poliesportivas para fomentar a prática de esportes educacionais. A meta do governador é essa, começar desde a base, para que as crianças possam crescer e ficar longe das drogas, dos problemas, sendo desportistas e sendo saudáveis. É um orgulho pra mim estar aqui”, declarou Antonio Azevedo Neto, secretário Adjunto de Desporto Educacional, que durante a assinatura da OS representou o secretário de Estado de Desporto e Lazer, Rogério Cafeteira.

A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço contou com a presença de estudantes e da gestora geral do Centro Educa Mais, que durante o momento declararam a felicidade e gratidão em estar recebendo a comitiva da educação e oficialização da obra de reforma.

“Pra mim é um sonho realizado, é algo que nós corremos atrás por um bom tempo e graças a Deus, graças ao Governo Flávio Dino, a Seduc e a Sedel, nós conseguimos. Glória a Deus por isso! E é muito gratificante, eu vejo até como o reconhecimento de um trabalho que a gente já vem desenvolvendo, escola de tempo integral onde os alunos necessitam de um espaço como esse, não só para a prática de esportes, mas como uma área de convivência também e que será utilizada não só pelos alunos, mas pela comunidade. Toda comunidade do Jardim América está em festa e agradecidos”, disse Leila Melo, gestora geral.

A gestora geral do Centro Educa Mais, Leila Melo, agradece ao Governo do Maranhão pela reforma

A gestora reafirmou, ainda, que esse espaço servirá não apenas para as aulas de educação física e o bem-estar dos cerca de 323 estudantes do Ensino Médio, mas também possibilitará, consequentemente, um bom rendimento escolar. A revitalização ainda garantirá que o espaço, antes utilizado por vândalos e marginais, possa ser desfrutado e cuidado por membros da própria comunidade.

“Pretendemos abrir a quadra para uso da comunidade também. A quadra estava dando espaço para vândalos, ela estava sendo tomada. E a gente precisava fazer algo para mudar essa situação. Não só a comunidade escolar, mas a comunidade do entorno almejava esse momento, essa conquista. E agora pronto, a própria comunidade vai tomar conta”, complementou Leila Melo.

“Saber que nossa quadra vai ser reformada é muito gratificante e a gente fica muito feliz em saber porque é algo que a gente vem correndo há muito tempo para ter, o prazer de usufruir da quadra e a área que tá sendo construída ao lado. A gente fica muito feliz em saber que tudo isso está começando a ser feito”, concluiu Ricardo Santos Alves, estudante da 2ª série do Ensino Médio e presidente do Clube de Futsal da escola.

Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Antônio Martins