3/10/2020 3:37 pm

Governo do Maranhão lança plataforma digital com conteúdo preparatório para o Enem

Ofertar conteúdo preparatório intensivo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse é objetivo do Pré-vestibular Gonçalves Dias – Aprova Brasil, lançado nesta sexta-feira (2) pelo Governo do Maranhão e que funcionará por meio de plataforma digital, que estará disponível para estudantes maranhenses e de todo Brasil, em fase de preparação para o Exame.

A partir do dia 10 de outubro a Plataforma estará no ar, e, semanalmente, trará conteúdos pedagógicos novos de todos os componentes curriculares exigidos no Enem. Ao todo, serão 17 semanas de atividades, com 45 videoaulas disponibilizadas por semana, além de material apostilado para download e mais de 3.500 questões comentadas para aprofundamento do conteúdo estudado.

“Já são 26 anos sendo professor e quem me conhece sabe que a educação tem um lugar especial no meu coração. Tenho a seleção dos projetos do meu coração, aqueles que eu acompanho sempre, passo a passo, e o pré-vestibular Gonçalves Dias tem uma vaga garantida, porque é uma ideia que se conecta com o objetivo principal do nosso governo que é abrir avenidas de oportunidades. A sociedade é muito desigual, por isso mesmo nós temos que promover espaços, em que todos tenham a possibilidade de desenvolver as suas capacidades, os seus talentos, adquirir novos conhecimentos, e, com isso, obter o necessário sucesso das suas metas, dos seus objetivos e dos seus sonhos”, disse o governador Flávio Dino na solenidade virtual de lançamento do pré-vestibular.

O governador também ressaltou que a plataforma tecnológica lançada, nesse momento, promove igualdade de chances e promove proximidade, que é símbolo de esperança. Segundo ele, nesse momento da pandemia do coronavírus há um distanciamento por um imperativo sanitário e deve-se lembrar sempre que esse distanciamento é momentâneo. “O ideal para que todos e todas vivamos felizes, o máximo quanto possível, é a proximidade, nós estarmos com laços sólidos, intersubjetivos, interpessoais. E os colegas professores terão essa possibilidade de promover esse contato, em um momento tão desafiador para nossa juventude. Os objetivos desse cursinho são realmente grandiosos, tem essa finalidade instrumental, ou seja, nós queremos que nossos estudantes se preparem para o Enem, tenham êxito, mas, além disso, nós estamos difundindo cultura, conhecimento, saber, bons valores, propósito, esperança, para que a gente veja que essa quadra de drama vai passar. Quero agradecer todos professores e professoras que aceitaram integrar o projeto, principalmente os que não são da nossa rede e estão conosco”, concluiu o governador.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, apresentou a proposta do curso, que pretende oferecer materiais de estudo intensivo para os estudantes, até a realização do Enem. “O ‘Pré-Vestibular Gonçalves Dias’ é mais uma ação efetiva pensada pelo governador Flávio Dino para que nossos estudantes consigam êxito em suas ações, mesmo com todas as dificuldades que a pandemia do coronavírus tem nos colocado. Queremos que nossos estudantes aproveitem mais essa oportunidade, se preparem e adquiram conhecimento, que servirá não somente para o exame, mas principalmente para a vida de cada um. Mais uma ação extremamente louvável do Governo do Maranhão, em um momento tão delicado e de distanciamento social”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O preparatório contará com a participação de professores maranhenses e também de docentes atuantes em âmbito nacional, com experiência no formato de preparação para pré-vestibular. Outro diferencial é que a cada semana, os estudantes terão a oportunidade de interação com os ministrantes das aulas por meio de lives, momento em que poderão tirar dúvidas sobre os conteúdos disponibilizados.

“Louvo a iniciativa do governador e me sinto muito satisfeita de integrar o projeto. É uma oportunidade que nossa juventude tem, de ter uma orientação e ter essa relação mais próxima, com professores experientes. De fato, é um projeto encantador e quero convidar todos os jovens do Maranhão inscritos no Enem para participarem. É um trabalho de excelência, de qualidade, uma equipe de primeira linha, professores excepcionais, excelentes, que se dedicam muito para fazer um trabalho de muita qualidade para os jovens. Me sinto muito lisonjeada por fazer parte”, destacou a professora de Língua Portuguesa, Josefina Oliveira.

O professor de Matemática Sandro Curió, do Rio de Janeiro, é um dos integrantes do projeto e também está empolgado com o ‘Pré-vestibular’. “Agradeço o convite feito para participar desse projeto maravilhoso, que poderá atingir muitos jovens. É uma oportunidade única para todos, pois acaba sendo uma revisão muito importante, que envolve todas as disciplinas, com professores gabaritados. Só tenho a agradecer e convidar todos do Brasil para imergirem com toda força no projeto e buscarem aprovação no Enem e seu vestibular. O conhecimento sempre agrega valor e parabéns ao governo do Maranhão”, disse.

Fonte: Seduc
02/10/2020