27/05/2022 3:54 pm

Governo do Maranhão reafirma investimentos na Educação no Campo

Secretária Leuzinete Pereira da Silva reafirma o compromisso do Governo do Estado com a Educação no Campo

A Secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, participou, na quinta-feira (26), de debate sobre a Políticas para a Educação no Campo, promovido pela Articulação Estadual das Casas Familiares Rurais do Maranhão (ARCAFAR-MA).

A secretária, que representou o governador do Estado Carlos Brandão, destacou o compromisso do Governo do Estado com investimentos para dar mais oportunidades e gerar portas para a transformação dos estudantes do campo.

As casas familiares rurais trabalham com jovens do campo, na forma da pedagogia de alternância. Este tipo de organização tem o currículo voltado à realidade rural, com o aluno alternando entre estudos teóricos na escola e desenvolvendo, de forma prática, o que foi ensinado em atividades na propriedade rural.

Leuzinete Pereira da Silva destacou que o governador Carlos Brandão tem sido muito enfático, em sua fala, de que, a educação é prioridade no seu governo, como foi no governo Flávio Dino. “Tivemos várias reuniões, inclusive o governador Brandão já recebeu o movimento. E o governador só não está aqui, neste encontro, porque se submeteu a uma cirurgia. Mas mandou um abraço e se mostrou afetuoso com o movimento, pediu que eu reiterasse o seu compromisso com o movimento”.

A secretária informou que, de 2017 a 2019, foram R$ 2 milhões de investimentos na educação no campo. Na sequência, de 2019 a 2021, o investimento saltou para R$ 6 milhões. “Há uma proposição que a gente negociou, mais recentemente, para ampliar esse valor de investimentos para dar cobertura a todas essas necessidades da modalidade educacional”.

“O Maranhão é um estado com forte componente rural. É importante manter as pessoas lá [no campo], mas, manter com as condições necessárias, em condições de dignidade. O ex-governador Flávio Dino, em 2015, instituiu, no seu primeiro governo, o Programa Escola Digna, e iniciou um processo de requalificação dos espaços, fazendo reformas, empreendendo construções, dando dignidade à comunidade escolar. Mas, não dá para fazer tudo de imediato […]”, explicou a secretária.

E a secretária continuou explicando que a transformação da educação não é tarefa fácil, só se faz com a participação de todos e de instituições como ARCAFAR, que foca nas necessidades reais da comunidade. “Precisamos estar irmanados, todos juntos num movimento de cooperação. Isso o ex-governador Flávio Dino iniciou e, agora, o governador Carlos Brandão, que o acompanhou nesses 07 anos, como vice-governador, vai dar continuidade a esse trabalho”, afirmou.

Além de estudantes e professores das escolas do campo, estavam presentes ao debate o deputado federal Zé Carlos (PT); a secretária de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Lília Raquel Silva Souza; a secretária adjunta de Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Luciene Dias; representantes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), entre outros.

Da ARCAFAR-MA participaram Antônio da Mata (presidente), Sandra Brambatti (secretária Executiva), Jefferson Costa Barros (coordenador Pedagógico).

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
27/05/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI