5/11/2020 7:24 pm

Governo do Maranhão realiza eleição para composição da CIEA

O Governo do Maranhão realizou, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), nesta quarta-feira, 4, a eleição do segmento da sociedade civil da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA.

A CIEA, que funciona como órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo da Política Estadual de Educação Ambiental do Estado do Maranhão, composta por representantes do poder público e sociedade civil organizada realizou o processo de eleição para sua nova composição de membros titulares e suplentes, para o biênio 2020-2022.

Durante o evento o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, destacou a importância crucial da formação da nova comissão, porque ela será responsável pelas deliberações para a implementação da Escola Ambiental, promulgada pelo governador Flávio Dino, a qual compete à SEMA na questão da Escola Ambiental não-formal.

A Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Laís de Morais Rêgo, destacou “a eleição da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) é um momento muito importante, tendo em vista que nós vamos formar um novo grupo para atuar neste colegiado, que tem poder deliberativo, consultivo e normativo da Política Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, atuando junto com a SEMA e com a SEDUC formando então o Sistema Estadual de Educação Ambiental. Então, nesse momento, é de fundamental importância fazer a eleição da sociedade civil e, em seguida, junto com os outros 13 membros do poder público, formar os 26 membros da CIEA”, destacou Laís de Morais Rêgo, Superintendente de Educação Ambiental da SEMA.

Já a Supervisora do Currículo Escolar da SEDUC/MA, professora Maria do Perpétuo Socorro Fortes enfatizou a importância da Comissão em ajudar na gestão compartilhada entre a SEDUC e a SEMA, em prol das ações e movimentos acerca da Educação Ambiental no Estado do Maranhão, no que diz respeito ao processo de escolarização e currículo da Educação Ambiental e as ações institucionais e sociais no estado.

Confira abaixo os membros titulares e suplentes eleitos para a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA.

  • Organizações Não-Governamentais

TITULAR

-Movimento Arariba

-Associação de Desenvolvimento Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim – Associação Guapé

-Instituto Nacional de Políticas Públicas – INPP

-Associação Rede Buriti/Povoado Bom Gosto Tutóia-MA

SUPLENTE

-Associação Comunitária Itaqui Bacanga – ACIB

-Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas.Fonasc-CBH

-Instituto Ecológico Martim Pescador – IEMP

-Associação Maranhense dos Engenheiros Ambientais – AMEA

  • Setor Empresarial

TITULAR

-Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA

-Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão-SINDIREPA

 

Fonte: SEMA

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI