4/12/2019 5:08 pm

Governo doará instrumentos musicais para escolas da rede pública e municípios maranhenses

O Governo do Maranhão entregará, nesta quinta-feira (4), 136 Kits de Instrumentos Musicais para escolas da rede pública estadual e 15 Prefeituras. Ao todo, 3.988 instrumentos e acessórios serão doados por meio do “Projeto Escola Musical” e do “Programa Maranhão Musical”, ligados às Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (Secma). A entrega será às 9h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

Tais iniciativas têm por objetivo democratizar o acesso ao ensino de música gratuita em todo o estado, incentivando a realização de cursos regulares de iniciação e formação musical, com aulas práticas e teóricas sobre diversos instrumentos.

Com o ‘Escola Musical’ – projeto ligado à Seduc – serão distribuídos 116 kits de instrumentos musicais, que beneficiarão diversas Escolas da Rede Pública Estadual. Cada Kit é composto por 14 instrumentos musicais e 14 estantes para partituras. Ao todo, foram investidos R$ 2.116.257,60, recursos liberados pelo Governo Federal.

Com a distribuição dos Kits, o Governo do Maranhão visa incentivar a prática musical nas escolas, que poderão usufruir dos instrumentos musicais na formação de bandas marciais e fanfarras, bem como bandas de música popular, erudita, estudo de música, entre tantas outras possibilidades que ficarão a critério da comunidade escolar, por meio do seu Projeto Político Pedagógico.

Já pelo Programa Maranhão Musical, ligado à Secma e que chega agora em sua 4ª edição, serão entregues 20 kit’s, contendo 17 instrumentos musicais mais 20 estantes para partitura. Os instrumentos beneficiarão 15 municípios maranhenses, além de escolas públicas. Nesta edição, o programa conta com apoio da Equatorial Energia, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Por intermédio do “Maranhão Musical”, o Governo já distribuiu mais de 3.500 instrumentos para municípios em todo o estado. A contrapartida das prefeituras é a destinação do espaço de funcionamento da escola, a contratação de professores e a criação de leis municipais para a criação das escolas de música municipais.

Serviço

• O que: Entrega de 136 Kits de Instrumentos Musicais para escolas da rede pública estadual e Prefeituras maranhenses;
  • Quando: Nesta quinta-feira (5), às 9h30;
  • Onde: Auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

04/12/2019