24/03/2020 6:10 pm

Governo e entidades definem estratégias para o processo de aprendizagem não presencial no Maranhão

Coordenador da União de Conselhos Municipais, Emerson Araújo, também participou

Coordenador da União de Conselhos Municipais, Emerson Araújo, também participou

Em videoconferência realizada nesta terça-feira (24), o Governo do Estado, em conjunto com entidades ligadas à Educação Básica no Maranhão, definiu um conjunto de estratégias para garantir a continuidade do processo de aprendizagem dos estudantes da redes públicas estadual e municipais do território maranhense, durante o período de isolamento social de prevenção ao COVID-19.

O encontro virtual contou com membros do Conselho Estadual de Educação (CEE), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-MA), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e equipe de gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O Secretário Felipe Camarão destacou que todos os órgãos e entidades educacionais estão tralhando juntos com a mesma missão, construir estratégias para o processo de aprendizagem não presencial. “Nós, educadores, temos uma missão nesse momento excepcional, que é nos reinventar no sentido de definirmos juntos alternativas para que os estudantes continuem lendo, aprendendo e os professores produzindo conteúdo, assim, poderemos também colaborar com as autoridades sanitárias nesse período de isolamento social”, ressaltou.

De acordo com o secretário, entre as medidas traçadas estão: a regulamentação até dia 31 deste mês, por parte do CEE, das atividades nesse período excepcional; a Secretaria iniciará a produção de conteúdo através de plataformas na internet, mas, também, em meios eletrônicos com a gravação de aulas e veiculação em canais de TVs abertas e rádios, para que todos tenham a possibilidade de acesso à aprendizagem; além do encaminhamento de critérios de monitoramento e avaliação para garantir a qualidade do aprendizado dos estudantes. “Todos estão imbuídos de muita responsabilidade social e solidariedade para superar esse momento tão difícil pelo qual estamos passando”, acrescentou Camarão.

Presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, destacou a importância da produtividade dos professores da rede

Presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, destacou a importância da produtividade dos professores da rede

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Soraia Raquel, destacou que a entidade está buscando articulação com outros conselhos do país e também com a Uncme na perspectiva de orientar todo o sistema educacional do Maranhão. “A resolução do CEE, que será discutida com o pleno da Casa, levará em consideração que cada escola deve realizar atividades de acordo com sua proposta pedagógica, suas condições para reorganizar  o calendário e também questões administrativas importantes para vida profissional dos professores”, pontuou.

O coordenador da UNCME no Maranhão, Emerson de Araújo Silva,  informou que a entidade levará aos conselhos municipais de educação as orientações deliberadas pelo Conselho Estadual para que sejam aplicadas nas redes municipais de educação. “A Uncme está à disposição no sentido de enfrentarmos juntos essa crise, pensando sempre na qualidade da educação”, disse.

“É um momento novo para todos nós. É preciso buscar estratégias pedagógicas. O Sindicato abraça essa proposta de fazer com que essas orientações, nesse período de isolamento social, sejam produtivas para o professor, no sentido de que compartilhem conteúdos com seus alunos e para que os estudantes não tenham prejuízos na aprendizagem”, destacou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

O presidente da Undime-MA e secretário de educação de Rosário, Joaquim Neto, lembrou que alguns municípios ainda não possuem uma boa conectividade e sugeriu a utilização de meios alternativos. “É importante o uso das TVs repetidoras e rádios comunitárias para que veiculem conteúdos pedagógicos. E esse momento de união de forças é fundamental para pensarmos nessas estratégias de forma conjunta”, enfatizou.

Medidas adotadas para o setor educacional:

  1. Contribuição de todos – UNCME, Sindicato e UNDIME na elaboração da Resolução do CEE a respeito das atividades pedagógicas nesse período. Prazo até esta quarta-feira (25);
  2. Devem compor a resolução, propostas abertas (aulas via TV, rádios, entre outros recursos) para disponibilização de atividades para as etapas e modalidades de ensino, mas sempre prevendo monitoramento e avaliação da aprendizagem;
  3. As medidas valerão pelo período excepcional, por 30 dias, prorrogáveis e com suspensão dos efeitos pós-crise;
  4. A SEDUC disponibilizará para a UNDIME todas as tecnologias disponíveis, bem como materiais didáticos e suas redes socias;
  5. SEDUC e UNDIME irão gravar aulas em formato audiovisual pela estrutura da TV Assembleia para disponibilização em veículos de comunicação eletrônicos da capital e dos demais municípios;
  6. Solicitação à TV Brasil – EBC de aulas já gravadas;
  7. Criação do Comitê de Avaliação Educacional da crise: SEDUC, UNDIME, UNCME, SINPROESEMMA e CEE;
  8. Solicitação de recursos do programa Educação Conectada do Ministério da Educação para a universalização do acesso à internet.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
24/03/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI