23/03/2017 3:11 pm

Governo e Ministério da Educação promovem curso do Fundeb para gestores municipais de educação

capacitacao_FNDE-1

Técnicos da Seduc fazem abertura do Curso do Fundeb para Secretários Municipais de Educação

A Secretária de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Formação Continuada – ‘Formação Pela Escola’, realizou, nesta quinta-feira (23), a abertura presencial do ‘Curso do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)’, que é destinado a secretários municipais de educação.

O curso ofertado pelo ‘Programa Nacional de Formação Continuada a Distância, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem como objetivo capacitar os gestores municipais para que possam ter maior entendimento sobre a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Além disso, visa estimular os gestores a implantarem o programa ‘Formação pela Escola’ em seus municípios e divulgarem as informações para que cheguem a todos os agentes envolvidos nas ações do Fundeb, e principalmente para que a comunidade tenha mais conhecimento do que são esses programas, os benefícios que eles trazem, como os recursos devem ser geridos e aplicados.

O curso que terá duração de 60 horas será totalmente oferecido na modalidade a distância pelas plataformas SIFE e MODOL. Cada inscrito recebeu uma senha de acesso.

capacitacao_FNDE-2

Secretários Municipais de Educação elogiam iniciativa pela Formação

Nas plataformas, o cursista é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem, realizado pelo tutor do Formação pela Escola, que desempenha o papel de orientador técnico e pedagógico.

A turma tem 40 secretários municipais de educação inscritos. “Os secretários municipais que estejam interessados em fazer esse curso, devem procurar a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Formação Continuada, que nós podemos abrir no próximo período outra turma. O fundamental é que as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com os programas do Fundeb tenham cada vez mais informações sobre como atuar para uma melhor gestão e aplicação dos recursos do fundo e consequente a melhoria da educação”, explicou Joanaci Brito, multiplicadora do Programa Formação pela Escola/ FNDE/ MA.

“A importância dessa formação vem exatamente no sentido de orientar os gestores municipais de educação sobre as ações do Fundeb. Nós sabemos que hoje as Secretarias de Educação dependem totalmente desses programas, por isso, é fundamental nos aprofundarmos no conhecimento das regras que norteiam as ações desses programas”, disse Maria do Carmo Gama, Secretária Municipal de Educação de Santa Inês.

“Todos esses cursos serão bem-vindos, porque de qualquer forma tem muitos secretários novos. Sempre existem mudanças e nós precisamos a cada dia estar nos aperfeiçoando”, enfatizou Marcia Cristina Lemos Silva Maia, Secretária Municipal de Educação de Trizidela do Vale.

“Essa formação é de grande importância porque nós, enquanto secretários de educação e gestores de recursos públicos, vamos ficar mais fortalecidos sobre como aplicar da melhor forma possível esse recurso que hoje é tão pouco, mas, que tem que ser bem planejado para que executemos bem as políticas do nosso município”, pontuou Aristides França, Secretário Municipal de Educação de Bequimão.

Fotos/Lauro Vasconcelos