20/10/2017 5:29 pm

Governo e município entregam escola em comunidade indígena de Barra do Corda

05633_dsc_4912_1792255092548754818

Escola Indígena Antônio Viriato Guajajara, entregue pela Prefeitura de Barra do Corda e o Governo do Maranhão

Cantoria, danças típicas e discursos emocionados. Foi nesse clima de alegria, felicidade e contentamento que a Prefeitura de Barra do Corda e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregaram, nesta sexta-feira (20), a Escola Indígena Antônio Viriato Guajajara, à comunidade da Terra Indígena Guajajara Três Irmãos.

“Meu coração ‘tá’batendo forte. ‘Tô’ muito emocionada porque a gente ‘tá’ aqui nesse momento. A gente queria tanto essa escola”, disse emocionada a estudante Sirlane de Sousa Guajajara.

Cumirins da Aldeia Três Irmãos prontos para estudar na nova escola

“Hoje é dia muito feliz ‘pra’ nós. A gente esperou muito por esse momento, e agora a gente ‘tá’ realizando esse sonho. A partir de agora teremos uma educação de qualidade, porque nem todas as aldeias tem uma escola com uma estrutura dessa”, disse Joel Pereira Guajajara, gestor da escola.

A Escola de seis salas de aula, secretaria, biblioteca, sala de professor, banheiros e um amplo pátio foi construída por meio de convênio entre o município e o governo federal, por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Já o governo estadual garantiu o mobiliário escolar disponibilizando 120 conjuntos de carteiras padrão FNDE.

A escola, que inicialmente terá uso compartilhado pelo estado e o município, vai beneficiar 510 alunos indígenas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, que estudavam em uma escola inadequada, de taipa e palha.

Em seu discurso o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou as ações do Governo do Maranhão em prol da melhoria da educação nas terras indígenas, que vão desde a reforma e construção de escolas, formação de professores, alimentação escolar em dia e suporte para o ensino, com a entrega de kits pedagógicos, fardamento e mobiliário escolar.

“Esse é um momento concreto e é, ao mesmo tempo, muito simbólico, por que é a primeira escola indígena construída e inaugurada pela prefeitura de Barra do Corda. Uma escola muito bonita e estruturada, que tira estudantes indígenas de um prédio sem a menor dignidade, e que agora vai ajudar a melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos dessa comunidade. E a demonstração concreta de que a parceria entre estado e município dá muito certo”, disse Felipe Camarão.

Comunidade da Terra Indígena Guajajara Três Irmãos dança para celebrar recebimento de escola

O prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, destacou a importância da parceria entre o estado e o município para que esse momento estivesse acontecendo. “Essa escola é fruto de uma parceria com o Governo do Estado que nos ajudou para que esse momento esteja acontecendo. E, principalmente, representa o reconhecimento e a demonstração de que os indígenas agora estão tendo a atenção que eles merecem. É uma escola histórica, porque é a primeira escola construída e inaugurada pelo município de Barra do Corda em uma aldeia indígena. Isso mostra que estamos vivendo um novo momento político em nosso estado, em nosso município. É uma escola bem estruturada para que possamos proporcionar aos indígenas uma educação de qualidade”, explicou o prefeito.

O indígena Ezequias Pereira Guajajara é professor e lembra como era difícil dar aula na antiga escola de taipa, com uma única sala, que era compartilhada com outros professores. “A escola que era antes, era de barro, só tinha uma sala, ‘nós não podia dar aula toda’ porque era professor do município e professor do estado, tudo misturado. Agora, a escola nova ‘tá’ sendo entregue hoje. A gente ‘tá’ muito feliz, porque a escola é nova, tem seis salas, e tem quadro ‘pra’ cada professor escrever e dar aula. Nunca a gente teve uma escola dessa”, finalizou Ezequias Pereira Viana Guajajara.

Para o Senhor Ló Pereira da Silva, primeiro Cacique da Aldeia Três Irmãos, este foi um momento histórico para sua comunidade. “A coisa mais importante para nossa comunidade é receber essa escola que a gente vivia esperando há muito tempo. Agora é um sonho realizado. A escola vai beneficiar a minha comunidade, e as outras comunidades”, destacou o cacique.

“O sentimento maior da gente é realmente de gratidão. A Gente agradece primeiro a Deus por nos dar esse momento, e também eu não poderia deixar de reconhecer que foi um esforço iniciado pelo secretário indígena que faleceu no ano passado, o Soriano. O prefeito deu continuidade, não fraquejou, buscou apoio do governador Flávio Dino e hoje nós estamos aqui. Estão de parabéns os alunos e a educação, hoje recebendo esse grande presente”, disse a vereadora Rita de Cássia Guajajara.

Na terra indígena Três Irmãos também está sendo construída pelo Governo do Estado uma Escola Digna, além de um poço artesiano com sistema de encanação que já instalado. “Em breve nós teremos a inauguração de mais uma escola municipal, em outra aldeia, e aqui próximo uma Escola Digna que está quase concluída”, finalizou o Felipe Camarão.Durante a solenidade os indígenas apresentaram a dança do maracá e convidaram o Felipe Camarão para entrar na roda.

Texto: Regina Sousa
Fotos/Divulgação