3/11/2017 11:08 am

Governo e parceiros dão início a atividades do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa no Maranhão

05953_whatsapp_image_2017_10_31_at_14.41.27_4963781543211833662

Formadores do PNAIC durante abertura dos trabalhos na UFMA

O Governo do Maranhão, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educacao (Undime) e a Universidade Federal do Maranhão realizaram, nesta terça-feira (31), o seminário de abertura da 5ª edição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso assumido pela União, estados, municípios e sociedade, para garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A abertura do PNAIC contou com a presença da coordenadora de formação do Ministério da Educação (MEC), Mirna França, da secretaria adjunta de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Nádya Dutra, representando o secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, e do vice-presidente da Undime/MA e secretário de Educação do município de Rosário, Joaquim Francisco de Sousa Neto.

Secretária Adjunta de Seduc destaca importância do Pacto para o Maranhão

Nádya Dutra ressaltou que a ação vai garantir os direitos de aprendizagens das crianças e jovens envolvidos. Segundo ela, a retomada do PNAIC fortalecerá o regime de colaboração com os municípios, que é um dos eixos do Programa Escola Digna.

“Para a Secretaria de Estado da Educação, a permanência da Universidade Federal do Maranhão, com sua expertise na formação de professores; e a União de Dirigentes Municipais de Educação, fortalecendo a relação com os municípios nessa ação será fundamental. No ciclo anterior foram mobilizados mais de 25 mil profissionais em formação, portanto, é uma ação de suma importância porque soma a alfabetização das crianças à perspectiva do regime de colaboração, considerando que o Governo Estado pensa para além da rede estadual, mas investe na parceria com os municípios para oferecer uma educação de qualidade que todas as crianças merecem”, destacou.

As ações formativas do PNAIC serão realizadas em 2017 e 2018, contemplando professores da pré-escola, do 1º ao 3º ano, e mediadores de aprendizagens do Novo Mais Educação do MEC.

Nesta edição houve a adesão de 215 municípios maranhenses, para os quais terá uma equipe formativa de aproximadamente 461 formadores para pré-escola, 925 formadores para os educadores de turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e 128 formadores para o Novo Mais Educação, alcançando 24.195 professores.