A Secretaria de Estado do Maranhão (Seduc) participou do lançamento da campanha “Educação Inclusiva: Direito de Todos”, iniciativa do Ministério Público do Maranhão (MPMA), que aconteceu nesta terça-feira (15), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na Rua Oswaldo Cruz, 1396 – Canto da Fabril.
Com objetivo de promover a convivência com as diferenças e exigências legais da educação inclusiva no cotidiano escolar, a campanha é uma parceria da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e das Promotorias de Justiça da Pessoa com Deficiência de São Luís.
Participaram da solenidade, a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, o secretário de Educação do Município, Geraldo Castro e a supervisora de Educação Especial da Seduc, Rosane Ferreira, palestrante da manhã, com o tema “Educação inclusiva que desafio é esse na sociedade”.
De acordo com a supervisora de Educação Especial da Seduc, Rosane Ferreira, “deficiência não é doença, é uma condição permanente na vida da pessoa. Quando não se vai para a escola, não se nasce”. Sobre a parceria com a Promotoria ela destacou que “a Promotoria tem sido um forte aliado”.
A programação contou com painéis: “A Inclusão: os diversos olhares ao direito à educação” e “Tutela dos Direitos da Pessoa com Deficiência pelo Ministério Público”, com Promotor de Justiça – 14ª Especializada Pessoa com Deficiência, Ronald Pereira dos Santos e “As experiências do Atendimento junto ao Núcleo Psicossocial das Promotorias da Capital”, com o Psicólogo do NPS/MP, Eliandro Rômulo Cruz Araújo e Superintendência da Área de Educação Especial, “A participação da família no processo educacional”, Dalvina Amorim Ayres e Grupo Ilha Azul – Pais de alunos com espectro de autismo.
A campanha tem como público-alvo gestores de educação, associações, escolas públicas e particulares, além da sociedade civil.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI