6/12/2019 6:10 pm

Governo elimina cinco escolas de taipa em Codó

Comunidade comemora a entrega da EM São José, no povoado Angico, em Codó

As duas unidades do Programa Escola Digna entregues nesta sexta-feira (6), em Codó, substituíram cinco estruturas de taipa e palha que, por anos, abrigaram estudantes do município. Os investimentos que garantiram a construção e mobília das duas escolas superam a ordem de R$ 900 mil.

Para se ter ideia, a nova Escola Municipal Casimiro de Sousa, situada no povoado Macacos, elimina três escolas de taipa: uma na própria localidade e outras do povoado Espírito Santo, beneficiando mais de 50 alunos com oferta de Educação Infantil ao Ensino Fundamental e a EJA.

A EM São José, no povoado Angico, que funcionava em um casebre de taipa, também substituiu outra estrutura de taipa no povoado Marcelino. Na localidade, o Governo do Estado também recuperou a rede de abastecimento de água à comunidade.

“O governo Flávio Dino é comprometido com o desenvolvimento do Maranhão através da educação. Essas escolas dignas são para vocês. Pedimos apenas que zelem por elas para que atendam muitas gerações com qualidade”, destacou Daniel Carvalho, secretário adjunto, que representou o secretário de Educação, Felipe Camarão.

“Aqui em Codó há muitas obras que são resultado da parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura. Parabenizo todos vocês, e que cuidem dessa escola que daqui em diante irá garantir um futuro mais digno para essa comunidade”, afirmou André Vitral, chefe da Assessoria Especial do governador (em exercício).

O prefeito Francisco Nagib ressaltou a felicidade da comunidade de Codó pelas entregas das escolas. “Estamos realizados, porque o governador Flávio Dino está trabalhando pelos esquecidos. Vocês são dignos de receber os cuidados que o governador tem feito a todos vocês. Essas são obras esperadas há muitos anos”, disse emocionado durante o discurso à comunidade.

Conquista para a comunidade

Escola Digna do povoado Macacos, em Codó, tem amplo espaço para atender crianças da comunidade e de povoados vizinhos

Jaime Cunha Souza é professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pai de aluno. Ele destacou que a nova estrutura da escola representa uma conquista para a comunidade. “Hoje estamos recebendo essa linda obra; um ambiente mais agradável. Tem todas as condições para que nossos educandos possam aprender melhor. É um prazer lecionar nessa escola”, disse.

“A gente tinha muita dificuldade, não dava para colocar cartazes com o trabalho deles. Hoje temos uma escola linda para que nossos filhos possam estudar com qualidade e de forma adequada”, contou a professora Idaiana Silva.

“Era um sonho, uma realização para quem esperou tanto e dava aula naquelas casinhas de taipa”, concluiu a gestora de uma das escolas, Keila Bertoso.

Mais fotos:

Texto: Raphael Garreto