21/06/2022 2:20 pm

Governo, entidades e lideranças indígenas debatem construção de escolas para o povo Awa, na Terra Indígena Caru

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e representantes dos povos indígenas da Terra Indígena (TI) Caru, da Associação Arari e da Fundação Nacional do Índio (Funai) se reuniram na segunda-feira (20) para traçar estratégias de estruturação das escolas Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena (UIEEI) Pape Japoharipa e UIEEI Tiracambu, na Terra Indígena Caru. A implementação de modelos educacionais que respeitem a diversidade etnocultural do Povo Awa também foi debatida. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em São Luís.

“Uma pauta extremamente nobre do Maranhão, do governador Carlos Brandão, que é o atendimento às comunidades indígenas que carregam a nossa identidade. Estamos discutindo sobre as necessidades locais do povo Awa, no diálogo com eles, em uma escuta qualificada, que precisamos ter para não trazer uma educação que não esteja em conformidade com as reais necessidades das comunidades tradicionais e, especialmente, de povos de recém-contato, o que requer um cuidado muito especial da nossa parte”, disse a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

Participaram da reunião, pela Funac, a chefe do Serviço de Proteção Etnoambiental (SEPE)/Frente de Proteção Etnoambiental Awa (FPEA), Daianne Veras Pereira; a indigenista especializada Larissa dos Santos Martins; o supervisor Pedro Costa Maciel; a chefe da Coordenação Técnica Local (CTL) AWA II, Diones Antônio Borges; e o auxiliar de indigenismo, Luiz Carlos dos Santos.

“Nos reunimos para discutir uma qualificação e encaminhamento sob a condição da política de educação escolar na Terra Indígena Caru. Discutimos pontos como adequação da merenda escolar ao calendário escolar das duas escolas da TI Carú, a formação continuada para professores indígenas e não indígenas e, também, sobre a continuidade da construção da escola, que ficou definida para o início de julho, pois vai ser assinada da Ordem de Serviço para a construção dessa unidade de ensino”, destacou Larissa Martins, indigenista especializada da Funai.

O encontro também teve a participação do assessor da Associação Arari, André Goulart; e dos indígenas Tatuxa’a Awa Guajá, que é presidente da Associação Arari, Ytatxi Guajá, Ameri Guajá, Mayakata Guajá, Arawytaia Awa Guajá, Arakurania Awa Guajá e Mariwatxika Guajá Ixiperendjia Guajá.

“A esperança é que estamos felizes em ouvir ela [secretária] dizer qie está disposta a ajudar a gente, vão retomar de novo, terminar esse prédio escolar na minha aldeia”, afirmou Ytatxi Guajá, liderança indígena da Aldeia Awa, localizada no município de Bom Jardim.

“Muito a agradecer por essa reunião que a gente teve aqui […] sobre a nossa escola, a gente passou cinco anos ‘parado’, a gente veio para poder construir esse colégio, para a gente poder estudar, para os professores ‘dá aula pra gente’, ensinar nossos alunos também”, disse Majakata Guajá, liderança indígena na TI Carú.

Reunião com lideranças indígenas de Itaipava do Grajaú

Reunião com lideranças indígenas da Aldeia Esperança, do município de Itaipava do Grajaú

Também na segunda-feira (20), a secretária Leuzinete Pereira da Silva recebeu lideranças indígenas da Aldeia Esperança, do município de Itaipava do Grajaú. Na pauta, melhorarias para educação da região, como a construção de uma escola na comunidade e realização de projetos, para o fortalecimento da língua materna.

“Na certeza que a língua materna vai ser implementada nas comunidades, onde já estão perdendo a língua indígena. O principal é a revitalização da língua materna, para que a gente não perca a identidade, porque sem identidade a gente está morto em vida”, afirmou a indígena Rhewaa Dias, da Aldeia Esperança.

 

Fonte: Seduc
Fotos: J.Aroucha
21/06/2022

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