24/08/2017 6:09 pm

Governo entrega mais uma Escola Digna e realiza sonho de comunidade em Buriticupu

Comunidade da Vila São Raimundo Cikel, em Buriticupu, recebe escola construída pelo governo

Cerca de 50 famílias que vivem no povoado Vila São Raimundo Cikel, município de Buriticupu, presenciarão a partir de agora uma nova realidade na educação da comunidade. O Governo do Maranhão entregou, nesta quinta-feira (24), a Escola Municipal Sousa Andrade, unidade escolar construída por meio do Programa Escola Digna, para substituir a antiga estrutura inadequada, onde funcionava a escola.

Nova sala de aula que beneficiará 53 estudantes da Escola Municipal Sousa AndradeCom investimento de mais de R$ 388 mil, a escola possui duas salas de aula, secretaria, quatro banheiros, uma cantina e pátio, espaços completamente equipados para atender os 53 estudantes matriculados, que agora contam com um espaço digno e com condições necessárias para o efetivo processo de ensino e aprendizagem.

O prédio escolar foi entregue pelos secretários de Estado Felipe Camarão (Educação) e Márcio Jerry (Comunicação), que foram recebidos com muita festa pela comunidade local, que por anos aguardou por este momento.

“O ‘Escola Digna’ tem transformado vidas ao proporcionar a milhares de crianças e jovens o ensino com qualidade, com as devidas condições estruturais. Cada entrega é uma emoção diferente, pois nos deparamos com o entusiasmo das crianças e de toda a comunidade em receber uma escola tão bonita, que muitos diziam ser um sonho que jamais imaginavam que se concretizaria. E é exatamente isso que o programa representa: a realização de sonhos, não somente dessas comunidades, mas também o nosso, em trabalhar para um governo que coloca em prática um pensamento tão divulgado, porém pouco efetivado: que a educação é o meio para transformarmos o mundo”, declarou o secretário Felipe Camarão.

Para o secretário Márcio Jerry, “além da importância da melhoria da rede física, há uma importância simbólica que é a reiteração do compromisso do governador Flávio Dino com a mudança da realidade do estado por meio da educação. Não há nenhuma nação no mundo que tenha conseguido avançar e melhorar o padrão de vida das pessoas se não tiver investido em educação”, pontuou o secretário.

A Escola Municipal Sousa Andrade é a terceira unidade do ‘Escola Digna’ entregue no município de Buriticupu. Ao todo, mais de 200 estudantes estão sendo imediatamente beneficiados com as novas escolas e estão escrevendo uma nova história de vida. Na Escola Municipal Cikelândia, localizada no povoado de mesmo nome, 76 crianças matriculadas na unidade escolar, desde o mês de maio contam com um novo espaço para estudar.

Realidade que mudou também para os quase 90 estudantes matriculados nos três turnos, do ensino infantil, fundamental e da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Amaro Alves, da Vila Parafuso, em Buriticupu. A escola que também foi inaugurada em maio, foi recebida com muita festa e emoção, como forma de agradecimento pelo sonho realizado, como bem descreveu a comunidade.

“Foi um sonho antigo, desde a minha infância pensávamos em ter uma escola como esta aqui. Já estávamos até desistindo de tanto sonhar. Hoje tenho o prazer de dizer aos nossos alunos que a escola chegou. Agora temos salas adequadas, ambiente amplo, pátio, as crianças se sentem até com mais vontade de estudar”, relatou a professora Jaqueline de Almada Cipriano, que regeu um coral formado pelos estudantes durante a solenidade de entrega da escola.

Agamenoni Sousa Rego, pai de Antônia Railane, Karina e Karol de Sousa Rego, falou da importância que tem a nova escola para a comunidade. “A emoção de hoje está debaixo de um lindo prédio desses é uma coisa maravilhosa. A tendência agora é melhorar o estudo dos filhos e valorizar mais o nosso lugar. Agradecemos o governador Flávio Dino por tudo isso”, revelou.

Fonte: Seduc