16/03/2017 6:07 pm

Governo entrega unidade do ‘Escola Digna’ em São João do Sóter e reforma do Colégio Militar em Caxias

foto 6

Inauguração da Escola Digna no povoado Jenipapeiro

A entrega da Escola Municipal São João Batista, unidade do Programa Escola Digna, construída pelo Governo do Estado no povoado Jenipapeiro, em São João do Sóter, foi a realização de um sonho para aquela comunidade, que reside em um dos 30 municípios maranhenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

foto 1

Conceição de Maria, moradora que cedeu a casa de taipa para as aulas

A professora Maria Rita, que lecionou por cinco anos na velha escola de taipa, conhecida na região como “escola João de Barro”, conta que a nova escola de alvenaria representa um sonho acalentado por muito tempo pela comunidade. “Não só eu, mas todos aqui sonhamos com esse dia. Desde quando iniciei sempre foi essa luta, pedindo uma escola para o poder público. A partir de hoje nosso trabalho vai melhorar, porque temos mais recursos para oferecer às crianças. Agora vou fazer mais projetos com os alunos”, revelou emocionada.

Com investimento da ordem de R$ 340.744,35, a escola tem duas salas de aula, banheiro adaptado para pessoas com deficiência, cozinha, pátio e secretaria, e capacidade para receber 50 alunos por turno. A ‘Escola Digna’ ofertará educação infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no noturno.

Dona Bertolina Oliveira, uma das moradoras mais antigas de Jenipapeiro, que doou o terreno ao governo para a construção da nova ‘São João Batista’, ficou com o discurso embargado na garganta, apenas conseguiu dizer: “obrigada!” e depois abraçou chorando os dois secretários de Estado, Felipe Camarão (Educação) e Adelmo Soares (Agricultura Familiar), que representaram o governador Flávio Dino na inauguração da escola.

Dona Bertolina Oliveira, emocionada pela construção da nova ‘São João Batista’

Enquanto a ‘Escola Digna’ era construída, as crianças foram transferidas pela prefeitura municipal para uma escola em outro povoado próximo e os jovens e adultos assistiam as aulas na humilde sala da residência de Conceição de Maria, responsável pela limpeza e preparo da merenda na escola.

“Eu fazia a merenda e limpava para professora vir dá aula de manhã e a tarde e ainda ia buscar ela na estrada. Há quatro anos que eu faço isso e hoje é um sonho realizado, pois vou organizar uma escola com piso, com tudo lindo e chique. Estou muito feliz [risos]”, disse.

foto 4

Nova sala de aula com as professoras e alunos

A professora Graça Rocha, que cresceu no povoado de Jenipapeiro, também se emocionou na solenidade de entrega da escola. “É uma emoção muito grande, há anos que estávamos tentando conquistar uma escola, água, energia e até mesmo as pessoas daqui queriam vender o terreno devido a todo esse sofrimento para conseguir melhorias para o local e não ter uma escola decente para os filhos. No momento que eu vi tudo que a gente conquistou para a população, não deu para segurar a emoção,” realçou.

“Ver os moradores de Jenipapeiro chorando em agradecimento por essa conquista, que foi a ‘Escola Digna’, vale mais que qualquer ato. É por essa causa que o Governador Flávio Dino está trabalhando diuturnamente com a sua equipe para todas as pessoas que mais precisam e que durante décadas foram esquecidas”, destacou o secretário Felipe Camarão.

A prefeita Josa Silva ressaltou a parceria o Governo do Estado para melhorar a vida das pessoas. “Foi um presente do Governador Flávio Dino e hoje estamos muito felizes. Sei da alegria que os alunos e as professores sentem neste momento. É um espaço lindo. Só temos a agradecer”, disse.

Caxias

IMG-20170316-WA0045

Inauguração da reforma geral do Colégio Militar Tiradentes IV

O Governo do Estado entregou também na quarta-feira, a reforma geral do Centro de Ensino Cloves Vidigal (atual Colégio Militar Tiradentes IV), em Caxias, no bairro Cohab, que atende 880 alunos do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano) e Médio. Com o investimento foi da ordem de R$ 2.755.381,96, as 16 salas de aula foram climatizadas, recuperação do laboratório de informática, química, sala de música, auditório e uma cozinha com amplo refeitório/pátio. Todas as salas de aula, sala de estudo, laboratórios, sala de coordenação, diretoria e professores receberam forro novo, ventiladores e ar condicionados. A escola também recebeu uma subestação elétrica e dois banheiros na área externa, com acessibilidade. A cozinha e área de serviço foram reformadas.

“Nosso objetivo é fornecer educação pública de qualidade aos filhos de policiais e também à comunidade. Aqui no colégio temos um procura grande e também temos hoje alunos de municípios vizinhos e da zona rural de Codó”, destacou o gestor geral do Colégio Militar Tenente Coronel, Joelson Sandes Sipaúba, depois de agradecer ao Governo do Estado pela obra na escola.

O secretário Adelmo Soares frisou que o Governo do Estado está realizando investimentos em todas as áreas, independente da crise econômica que assola o país. “Este é um governo que está trabalhando para todos e em todas as áreas, saúde, educação, agricultura familiar, infraestrutura, entre outras. Obras que estão mudando a vida dos maranhenses, jamais vistas em nosso estado”, apontou.

Para Elizabeth Moraes, professora de Arte do Colégio Militar, houve um avanço na escola com a reforma. “O conforto de hoje, o que a escola oferece, são pressupostos para que os alunos aprendam e convivam com os outros, principalmente pelo refeitório novo que ganhamos”, avaliou.

Mais fotos:

Fotos/Lauro Vasconcelos