27/06/2016 1:53 pm

Governo firma parceria com a AMMA para realização de concurso de produção literária nas escolas da rede estadual

Secretário Felipe Camarão com a diretoria da AMMA

Secretário Felipe Camarão com a diretoria da AMMA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), firmou parceria com a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) para realização do concurso literário, que tem como tema, “Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?”, como parte da IV Semana de Valorização da Magistratura.

O Termo de Cooperação foi assinado na sexta-feira (24), pelo secretário de estado da educação, Felipe Camarão, e o presidente da AMMA, juiz Gervásio Santos. Estiveram presentes à solenidade os juízes Frederico Feitosa (2º secretário-geral), Angelo Alencar (2º vice-presidente), Holidice Barros (diretor acadêmico e coordenador da semana), as juízas aposentadas Conceição Mendonça (diretora de aposentados) e Socorro Barros.

O objetivo do concurso é aproximar os magistrados das escolas públicas e estimular a reflexão acerca da realidade vigente, favorecendo a interação dos estudantes com os fatos socioculturais e políticos do país e do Estado, sobretudo, aqueles relacionados às questões que envolvem valores e comportamentos sociais, como a corrupção.

“Esse é um momento importante, pois reafirma a parceria entre a Seduc e a AMMA, que tem gerado bons frutos. E, além de possibilitar a aproximação dos nossos estudantes com a Magistratura, tem o fator principal que é despertar no adolescente e no jovem, essa consciência sobre o papel de cada um de nós no combate à corrupção. E esse trabalho tem que começar desde cedo, tem que ser feito na escola, fortalecido no dia a dia. Só assim, podemos ter um país mais justo e mais igual,” destacou o secretário Felipe Camarão.

 “Queremos, também, despertar a consciência de todos para o fato de que essa luta não é apenas da magistratura, mas pode e deve ser travada por toda a população, que deve ter consciência do seu papel para fiscalizar, denunciar e educar contra atos de corrupção em todos os níveis”, esclareceu o juiz Holídice Barros.

Concurso

As inscrições foram realizadas no mês de maio e destinadas a estudantes de escolas do Sistema Estadual de Ensino das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) e das redes municipais de ensino, matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º, 9º anos) e Ensino Médio (1ª, 2ª, 3ª séries), e professores.

Os prêmios serão disputados em quatro categorias: Cordel I, para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Cordel II, para 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Crônica, para estudantes do 1ª ano do Ensino Médio, e Artigo de Opinião, para estudantes do 2ª e 3ª anos do Ensino Médio.

Planejamento

O concurso começou a ser discutido e planejado desde abril, quando foram realizadas reuniões entre a Diretoria Acadêmica da AMMA e a Seduc. Foi traçada uma sistemática para envolvimento das escolas públicas de todo o estado no concurso, como parte da Semana de Valorização da Magistratura de 2016, que acontecerá em agosto deste ano.

Na época a Seduc, representada pela secretária-adjunta de Ensino, Nádya Dutra, se comprometeu em dar todo o suporte necessário para que o evento tenha êxito junto às escolas públicas. O tema já está sendo trabalhado nas escolas pelos professores e estudantes, do Sistema Estadual de Ensino.

Secretário Felipe Camarão assina termo de parceria, observado pelo presidente da AMMA, Gervásio Santos

Secretário Felipe Camarão assina termo de parceria, observado pelo presidente da AMMA, Gervásio Santos

 

Fonte: Seduc/ Assessoria AMMA
Fotos: Assessoria AMMA

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI