27/06/2016 1:53 pm

Governo firma parceria com a AMMA para realização de concurso de produção literária nas escolas da rede estadual

Secretário Felipe Camarão com a diretoria da AMMA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), firmou parceria com a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) para realização do concurso literário, que tem como tema, “Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?”, como parte da IV Semana de Valorização da Magistratura.

O Termo de Cooperação foi assinado na sexta-feira (24), pelo secretário de estado da educação, Felipe Camarão, e o presidente da AMMA, juiz Gervásio Santos. Estiveram presentes à solenidade os juízes Frederico Feitosa (2º secretário-geral), Angelo Alencar (2º vice-presidente), Holidice Barros (diretor acadêmico e coordenador da semana), as juízas aposentadas Conceição Mendonça (diretora de aposentados) e Socorro Barros.

O objetivo do concurso é aproximar os magistrados das escolas públicas e estimular a reflexão acerca da realidade vigente, favorecendo a interação dos estudantes com os fatos socioculturais e políticos do país e do Estado, sobretudo, aqueles relacionados às questões que envolvem valores e comportamentos sociais, como a corrupção.

“Esse é um momento importante, pois reafirma a parceria entre a Seduc e a AMMA, que tem gerado bons frutos. E, além de possibilitar a aproximação dos nossos estudantes com a Magistratura, tem o fator principal que é despertar no adolescente e no jovem, essa consciência sobre o papel de cada um de nós no combate à corrupção. E esse trabalho tem que começar desde cedo, tem que ser feito na escola, fortalecido no dia a dia. Só assim, podemos ter um país mais justo e mais igual,” destacou o secretário Felipe Camarão.

“Queremos, também, despertar a consciência de todos para o fato de que essa luta não é apenas da magistratura, mas pode e deve ser travada por toda a população, que deve ter consciência do seu papel para fiscalizar, denunciar e educar contra atos de corrupção em todos os níveis”, esclareceu o juiz Holídice Barros.

Concurso

As inscrições foram realizadas no mês de maio e destinadas a estudantes de escolas do Sistema Estadual de Ensino das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) e das redes municipais de ensino, matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º, 9º anos) e Ensino Médio (1ª, 2ª, 3ª séries), e professores.

Os prêmios serão disputados em quatro categorias: Cordel I, para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Cordel II, para 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Crônica, para estudantes do 1ª ano do Ensino Médio, e Artigo de Opinião, para estudantes do 2ª e 3ª anos do Ensino Médio.

Planejamento

O concurso começou a ser discutido e planejado desde abril, quando foram realizadas reuniões entre a Diretoria Acadêmica da AMMA e a Seduc. Foi traçada uma sistemática para envolvimento das escolas públicas de todo o estado no concurso, como parte da Semana de Valorização da Magistratura de 2016, que acontecerá em agosto deste ano.

Na época a Seduc, representada pela secretária-adjunta de Ensino, Nádya Dutra, se comprometeu em dar todo o suporte necessário para que o evento tenha êxito junto às escolas públicas. O tema já está sendo trabalhado nas escolas pelos professores e estudantes, do Sistema Estadual de Ensino.

Secretário Felipe Camarão assina termo de parceria, observado pelo presidente da AMMA, Gervásio Santos

Fonte: Seduc/ Assessoria AMMA
Fotos: Assessoria AMMA