13/03/2017 7:12 pm

Governo firma parcerias com os municípios de Arame e São Raimundo do Doca Bezerra em prol da educação

s raimundo doca bezerra

Secretário Felipe Camarão com o prefeito de São Raimundo Doca Bezerra, Séliton Miranda, e os deputados estaduais Rogério Cafeteira e Levi Pontes

Os municípios de São Raimundo do Doca Bezerra e Arame assinaram, nesta segunda-feira (13), acordos de cooperação técnica com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para a implantação do Programa de Regularização do Fluxo Escolar (Avança), que atenderá alunos do Ensino Fundamental das redes municipais, impactando diretamente na melhoria dos índices educacionais.

A assinatura dos termos de parceria foi realizada na Seduc, pelo Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o prefeito Séliton Miranda (São Raimundo do Doca Bezerra) e a prefeita Jully Menezes (Arame); com a presença dos deputados estaduais Rogério Cafeteira e Levi Pontes.

s raimundo doca dezerra

“Essa parceria é fundamental para retirar esses alunos da defasagem idade-série escolar para que possam se desenvolver e assim melhorar o processo educacional do município”, destacou o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Séliton Miranda.

O município é um dos 30 com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), atendidos pelo Plano Mais IDH do Governo do Estado. Em 2016, Doca Bezerra e mais sete municípios foram beneficiados pela Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso”, que alfabetizou mais de 7 mil jovens e adultos. Este ano, o programa chegará a 15 municípios com meta de alfabetizar 20 mil pessoas. “O programa foi um grande sucesso e ficamos felizes que o governo dará continuidade já a partir do próximo mês e estaremos juntos para desenvolver a educação em nosso município”, disse Séliton Miranda.

Arame

arame

Secretário Felipe Camarão com a prefeita de Arame, Jully Menezes, e deputados Rogério Cafeteira e Levi Pontes

Arame também é atendido pelo Plano Mais IDH. Para a prefeita, Jully Menezes, o ‘Avança’ será importante para elevar os indicadores da educação. “Na última avaliação houve uma queda no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] de Arame e precisamos mudar isso. O programa criado pelo governo vai nos ajudar a elevar nossos índices educacionais”, ressaltou.

“Este é um governo comprometido com a melhoria da educação. O governador Flávio Dino não tem medido esforços para elevar os índices educacionais do Maranhão, porque compreende que o Estado não avança sozinho, é preciso investir no Regime de Colaboração. E é isso que pretendemos com o ‘Avança’ e todas as demais ações que estamos fazendo chegar aos municípios como a substituição de escolas de taipa, barro e palha ou estruturas inadequadas por estruturas de alvenaria, ações de alfabetização, intervenções em unidades escolares, entre outras”, pontuou o secretário Felipe Camarão.

Na última sexta-feira (10), o Governo do Maranhão deu a largada para o ‘Avança’ no auditório do Palácio dos Leões, com assinaturas de Acordos de Cooperação Técnica, assinados pelo Governador Flávio Dino, o secretário Felipe Camarão e os prefeitos, para a implantação do Programa nos municípios maranhenses. O intuito é levar ações de intervenção pedagógica para corrigir a defasagem idade-ano escolar de estudantes de suas redes municipais.

Os 31 municípios escolhidos para implantação do ‘Avança’ possuem as menores taxas de escolarização. São eles: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá Do Maranhão, Arame, Araioses, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Belo, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro, Satubinha, São Francisco do Maranhão, São João do Carú, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Itapecuru Mirim e Codó.

Fotos/Divulgação