Aproximadamente 500 profissionais da educação estão participando de uma formação específica destinada ao fortalecimento da gestão escolar. A ação faz parte do Programa Mais Gestão, criado pelo Governo do Estado, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para implementação de formação continuada para os gestores gerais e gestores auxiliares de anexo.
“Essa é a primeira vez que promovemos essa capacitação específica para gestores e já estamos com mais de 500 gestores/cursistas é uma conquista para nós. E nossa perspectiva é ampliar esse programa para que todo gestor da rede tenha esse curso de capacitação e que essa formação faça parte do calendário de especializações promovidas pela Seduc”, declara a supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Márcia Thaís Soares Pereira.
Iniciada em maio do ano passado, a formação tem uma carga horária de 300h/a e a proposta é que os gestores tenham a percepção do ambiente escolar como um todo, do ponto de vista da gestão participativa, da gestão financeira, da relação interpessoal e do uso das mídias dentro do contexto escolar.
Tutoria
Na sexta-feira (25), a Seduc promoveu no Centro de Ensino de Tempo Integral Maria Mônica Vale, localizado no bairro do Vinhais, o IX Encontro da Formação de Tutores do Mais Gestão, última etapa preparatória para o Curso de Formação de Gestores/Gestoras do Mais Gestão.
A formação contou com a participação 22 tutores (professores e funcionários) das 19 Unidades Regionais de Educação do Estado (UREs) e 8 coordenadoras de tutoria.
Durante os nove encontros desenvolvidos na Formação de Tutores (as), foram trabalhados módulos de: Gestão de Resultados Educacionais, Gestao Democrática Participativa, Gestão Colegiada, Gestão de Pessoas nas Organizações Educacionais, Gestão Financeira nas Organizações Educacionais, Gestão e Estruturas Curriculares, Planejamento Educacional e Projeto Político Pedagógico, Avaliação Educacional e Multimídias Educacionais.
Para o professor da URE de Santa Inês, Paulo da Cruz Filho, a formação tem sido uma experiência exitosa, pois os gestores cursistas têm demonstrado uma receptividade bastante interessante nos trabalhos que realizam.
“Alguns relatos chegam até nós de que os conteúdos estudados estão sendo materializados através de experiências dentro da sala de aula, cujo objetivo é, de fato, melhorar a gestão tendo como consequência disso melhorar a aprendizagem dos alunos”, afirma Paulo Filho.
Ainda segundo o professor, todos os conteúdos ministrados durante a formação são de suma importância para o aprofundamento da formação de gestores, e para ele, enquanto tutor, os módulos de Gestão de Pessoas e Multimídias Educacionais são os de maior destaque e que têm auxiliado bastante no cotidiano escolar.
“É difícil decidir o módulo mais importante dentro de todos os conteúdos que vimos na formação, mas o de gestão de pessoas é uma necessidade muito grande dentro da nossa rede. E o último módulo que é a questão do uso das multimídias, mostrando formas de facilitar o trabalho do gestor com o uso de ferramentas gratuitas do ‘Google’”, disse.
Formação Continuada para Gestores
A metodologia de trabalho do ‘Mais Gestão’ baseia-se na modalidade ensino à distância, ofertado em ambiente virtual de aprendizagem, cujo foco é a compreensão sobre os princípios básicos da gestão escolar democrática, numa perspectiva interativa e dialógica.
A formação acontece, simultaneamente, para todos os gestores das Unidades Regionais, através da Plataforma E-Proinfo, ambiente virtual onde são ministradas as aulas. Os gestores participantes do Curso de Formação recebem todo o material didático online necessário ao curso.
Para Nilce Helena Marques dos Santos, coordenadora da Formação de Tutores (as) do Mais Gestão e técnica da Supervisão de Gestão Escolar (Suage), esse é um momento de fortalecimento da gestão da escola, trazendo para os gestores conteúdo teórico para que eles cheguem em suas escolas e possam refletir os conhecimentos adquiridos com o dia a dia e as particularidades vivenciadas em seu ambiente escolar, além de ser mais uma forma de aproximação entre a Secretaria de Educação e os gestores escolares.
“A formação está sendo promovida para trazer conhecimentos, mas junto a isso traz uma satisfação profissional, tanto para a equipe quanto para quem está cursando a capacitação”, disse Nilce Helena.
Para o gestor Administrativo Financeiro do Maria Mônica Vale, Francisco Solón de Oliveira, o curso de formação é a oportunidade de conhecer todas as rotinas que envolvem o cotidiano escolar e o fato das aulas serem ministradas a distância, também é um fator que auxilia na organização do tempo.
“Sou um grande entusiasta de tudo o que estou vivendo nessa formação e, para mim, essa formação deveria se tornar pré-requisito para quem vai ocupar a vaga de gestor escolar, porque você consegue entender todas as rotinas pedagógicas administrativas de gestão geral de uma escola como um todo”, destacou.
Ainda segundo Francisco Solón, o material didático e o acompanhamento dos tutores, o ‘estar junto virtual’ também são pontos positivos da formação.
“O material didático fornecido é belíssimo e o acompanhamento da tutoria é presente. O curso tem me ajudado até a lidar com situações que acontecem fora do que foi planejado anteriormente. Agora consigo unir meus conhecimentos da minha formação em Economia, com o que aprendo no curso. Então consegui fazer uma junção das duas partes e desenvolver ferramentas de controle da minha área”, conclui o gestor.
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Antônio Martins
27/05/2018
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