20/01/2016 11:44 am

Governo fortalece o processo de gestão democrática com a formação de gestores eleitos

Gestores participam da formação na URE São Luís/URE Pedreiras. Foto: Matheus Marques Gestores participam da formação na URE São Luís/URE Pedreiras. Foto: Matheus Marques

Gestores participam da formação na URE São Luís/URE Pedreiras. Foto: Matheus Marques

 

“Aqui se dá continuidade a um processo de diálogo que havia se estabelecido, antes mesmo da eleição de gestores. Essa formação é fundamental e enriquecedora para nós, gestores, que temos a missão de fazer acontecer, no chão da escola, as políticas educacionais que estão sendo praticadas pelo Governo para desenvolver a escola e a educação que queremos para os nossos jovens”. A declaração do professor Aliandro Borges, gestor do CE Cidade Operária II, em São Luís, traduz a importância da formação dos gestores promovida pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e que acontece desta segunda-feira (18) até esta sexta-feira (22), nas 19 Unidades Regionais de Educação (URE).

A secretária de Educação, Áurea Prazeres, parabenizou todos pelo empenho e responsabilidade com a construção do processo democrático de seleção de gestores, implementado pelo governador Flávio Dino. “Estou orgulhosa e feliz pela crença que todos demonstraram pela Educação de novos tempos. Temos muito que fazer pela escola e a formação continuada é uma ação extremamente importante”, enfatizou. Para Áurea Prazeres, o Ensino Médio de qualidade será construído com os estudantes, pois a escola precisa ser capaz de ajudar o jovem a projetar o seu futuro de vida. “Acredito que a escola é o espaço de fazer ciência, de construir conhecimento científico, a escola aprende e ensina na mesma dimensão”, pontuou.

Antes da eleição, os candidatos participaram de curso de formação e fizeram uma prova de análise de conhecimentos. Agora, os 468 eleitos que tomaram posse como gestores e adjuntos, na sexta-feira (15), voltam à sala de aula, para a formação obrigatória de 40 horas, que está prevista no decreto que instituiu a eleição de gestores escolares, além de ser contemplada na Macropolítica de Educação, instituída pelo atual governo do Maranhão, como política educacional permanente.

Para a professora Socorro Leal, da equipe da Macropolítica, no Eixo Formação, a capacitação dos gestores fortalece o processo de gestão democrática. “A formação é um espaço e um processo de aprendizagem em que se coloca em debate a própria prática. E, nesta formação, especificamente, se discute a prática da gestão na perspectiva da gestão democrática, os procedimentos, as atitudes, os conceitos que sustentam a gestão na perspectiva democrática e alinhada às rotinas dos gestores. Outro aspecto importante nessa formação, é o letramento em todas as áreas, que é o viés de transversalidade de todas as formações,” destacou a professora Socorro Leal.

“É um momento de receber informações, trocar experiências, de tematização da prática de gestão. Nós esperamos que depois de uma semana de estudo, os nossos gestores eleitos possam sair ainda mais preparados e com uma proposta de trabalho que possa fazer diferença na qualidade da educação que desejamos”, enfatizou a professora Francisca Lima, técnica da Seduc que coordenou todo o processo de eleição de gestores.

Capacitação

 

A Formação tem a coordenação articulada entre as URE’s com seus grupos de formadores e a Secretaria Adjunta de Ensino (SAE) e ocorre simultaneamente nas 19 regionais. “Esse é de fato um momento especial na história da educação desse estado. E SAE tem a honra de participar da condução e dar apoio a esse processo, principalmente, na escola e na sala de aula, para que a gente possa ter realmente uma escola de Qualidade. Nós temos um grande programa para o ensino médio, que é o ‘Ensino Médio de Qualidade para Todos’ e, é nessa perspectiva que nós estamos aqui para contribuir nessa formação e colocar para os nossos gestores como o programa será desenvolvido ao longo desse ano”, destacou a professora Eliana Pereira, supervisora de Ensino Médio, representando a professora Ilma Fátima de Jesus, secretária Adjunta de Ensino.

Em São Luís 100 gestores gerais e adjuntos participam da capacitação que acontece no Auditório Central do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (CCH\ Ufma).

Para a diretora de Educação da URE São Luís, Nádia Cristina Guimarães Lima, a formação é, também, o momento de alinhar e reforçar o diálogo que a escola precisa ter com a Seduc, nesse processo de construção de uma educação de qualidade. “Nesse processo de diálogo a gente vai quebrando barreiras, aproximando gestores, fazendo fluir essa dialética que a escola precisa ter com a Seduc, e ao mesmo tempo levar para a escola os caminhos que nós precisamos trilhar para resolver os problemas, para implementação da pauta pedagógica e de todo trabalho na escola. Esse diálogo é condição ‘sine qua non’ para construirmos a política de educação que queremos,” disse a professora Nádia.

Opinião dos gestores

 

Em Pedreiras a formação acontece no Centro de Estudos Superiores da Uema, e conta com a participação de 35 gestores. Os gestores que participam da formação em suas regionais manifestaram suas opiniões, no primeiro dia de capacitação.

“Essa formação é muito bem-vinda, porque serve para alinhar os gestores da rede estadual, para que se estabeleça uma política educacional comum a toda a rede e com isso favoreça a unidade de estado e que a escola de qualidade seja para todo o Maranhão,” destacou o professor Deurivan Rodrigues Sampaio, gestor do CE Liceu.

“Esse é um momento ímpar para todos os diretores de escola, tanto para os que já estavam como para os que estão chegando. Com essa formação vamos entender mais os aspectos da gestão democrática para aplicarmos nas nossas escolas”, destacou Sebastião Silva, gestor do CE Anjo da Guarda.

“É um momento único e muito importante. Nós esperamos muito por essa escolha dos gestores pela comunidade escolar. E, este momento de formação é mais uma etapa fundamental para a concretização da gestão escolar democrática. Todos estão de parabéns” destacou Carla Porto, gestora do CE Estado do Rio de Janeiro, de Presidente Dutra.

Gestores participam da formação na URE São Luís/URE Pedreiras. Foto: Matheus Marques

Gestores participam da formação na URE São Luís/URE Pedreiras. Foto: Divulgação

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI