25/01/2018 4:34 pm

Governo garante permanência da U.I. Giorcelli Costa, na Madre Deus

????????????????????????????????????

Reunião com comunidade escolar do bairro da Madre Deus

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram reunidos, na noite desta quarta-feira (25), com a comunidade escolar da Unidade Integrada Giorcelli Costa, para garantir a permanência da escola no atual local de funcionamento, que fica em um prédio cedido no bairro da Madre Deus, região central de São Luís. A possibilidade de remanejamento de alunos e professores para outro local se deu após a solicitação de devolução do imóvel, feita pelo Sistema Fiema, proprietário do espaço.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, explica que após tratativas feitas com a direção da Fiema, a comunidade escolar permanecerá no prédio no ano letivo de 2018, e a Seduc, juntamente com a comunidade, continuará com o diálogo em busca de soluções para o remanejamento efetivo de alunos e professores. A U.I. Giorcelle Costa integra a relação de escolas da rede pública estadual que há décadas funcionam em espaços cedidos ou alugados, por não possuírem prédio próprio para funcionamento.

Secretário e representantes da Seduc se reuniram com comunidade para tratar sobre o funcionamento da escola

“Apesar de ser uma escola antiga, durante décadas a Giorcelli Costa funciona sem ter um espaço próprio. Ela é uma escola mantida pela rede pública estadual, contudo, que oferta Ensino Fundamental, que é responsabilidade do município. Devido ao processo de municipalização do ensino fundamental, estabelecido por lei, precisamos encontrar uma solução jurídica para o problema”, explica Felipe Camarão.

“Não queremos tomar uma decisão de cima para baixo, sem ouvir a comunidade. Após as tratativas com a direção do Sistema Fiema, conseguiremos manter o funcionamento da escola aqui este ano, mas não podemos garantir que continue funcionando futuramente no mesmo local”, esclareceu o secretário.

A comunidade escolar considerou a reunião positiva e acredita que o trabalho em conjunto com a Seduc resultará em uma solução definitiva para a questão. “A reunião e a vinda do secretário foi muito positiva. Para mim, que estou na educação há 20 anos, é a primeira vez que vejo um secretário descer para a escola para discutir e ser sensível ao que a comunidade quer”, conta Maria de Jesus, gestora geral da U.I. Giorcelle Costa.

“Erámos acostumados a receber só determinação. Sabemos que existem impasses que vão além do que a comunidade quer, e das responsabilidades e competências da Seduc. Mas acredito que o diálogo aberto possibilitará encontrarmos a solução mais viável”, acrescentou a gestora.

“A reunião foi muito objetiva e o secretário veio com uma decisão de manter a comunidade aqui. Todos conhecemos quais são os problemas envolvidos, pois são antigos. Já fomos retirados daqui, retornamos, e queremos encontrar uma solução definitiva”, disse a mãe de aluno, Gardênia Sotero.

O deputado estadual Roberto Costa esteve presente na reunião e parabenizou a equipe da Seduc pela diálogo com a comunidade escolar e pela decisão de manter a escola Giorcelli Costa funcionando no mesmo local em 2018.

“A vinda do secretário Felipe Camarão trouxe a tranquilidade que a comunidade queria, que é ter a escola em funcionamento neste espaço, continuando a prestar o serviço de educação de qualidade para a comunidade. Essa não é a primeira vez que isso ocorre. Há cinco anos também já teve essa ação de fechamento desse prédio, porque ele é da Fiema, que cobra a sua devolução. Mas a garantia da escola neste local durante esse ano e o diálogo para encontrar uma solução definitiva, acalmou a todos”, declarou o parlamentar.

Foto/Lauro Vasconcelos
25/01/18