31/08/2016 9:41 pm

Governo inaugura escola e anuncia obras no município de Zé Doca

neto
“Parece que estou em outra escola. Agora, depois da reforma, a gente tem mais vontade de estudar”, disse a aluna Maria Beatriz Bezerra, durante a inauguração da escola C.E Bandeirantes, nesta terça-feira (31), no município de Zé Doca. Ao todo, 55 prédios já foram entregues às comunidades escolares nas diversas regiões do Maranhão, beneficiando, até o momento, 35 mil estudantes em 38 municípios.

O secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, que representou o governador Flávio Dino durante a inauguração, destacou a importância das melhorias na rede de ensino estadual. “Nossa juventude passa boa parte do tempo da vida na escola, por isso é extremamente necessário que o local de estudo seja de qualidade, com o conforto adequado, para que a aprendizagem seja melhor, e os alunos permaneçam motivados a estudar”.

A escola, que estava sem reforma há 16 anos, foi contemplada com a troca do telhado e do piso, renovação das instalações hidráulicas e elétricas, pintura das paredes, instalações de ar condicionados nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, substituição de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica, dentre outros.

O diretor da escola C.E. Bandeirantes, Samuel Abreu, parabenizou o Governo do Estado pelo programa Escola Digna. “Quando eu comecei a trabalhar aqui, nem os banheiros tinham condições de serem utilizados. É impactante para nós funcionários e também para todos os alunos as mudanças que foram feitas aqui. Peço a Deus que o nosso governador Flávio Dino leve esse programa a frente, pois a educação é o futuro de nossa nação e precisamos continuar emprenhados nessa luta”, disse o diretor.

Até o fim desta primeira fase do programa ‘Escola Digna’ serão reconstruídos e reformados mais de 60 Centros de Ensino, em municípios de diversas regiões do estado. Os investimentos na ordem de R$ 90 milhões beneficiarão diretamente mais de 40 mil estudantes, além de professores e funcionários das unidades escolares. Além das reformas, 300 escolas já passaram por manutenção em todas as regiões do estado.

A inauguração contou com diversas apresentações culturais dos alunos da escola. Estiveram presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; o secretário adjunto de Educação, Manoel Pedro Castro Neto, o gestor da Unidade Regional de Educação, Borges Salvador; a superintendente regional, Lindalva Barros; a secretária municipal de Educação, Maria do Carmo, além de professores, pais, alunos e representantes de instituições estaduais e federais de ensino.

Últimas escolas inauguradas

Nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31) foram inauguradas cinco escolas totalmente reconstruídas. Uma unidade em Caxias, o C.E Aluisio Azevedo, uma unidade em Chapadinha, o C.E Paulo Ramos, uma unidade em São José dos Basílios, Darcy Vargas, uma unidade em Peritoró, o C.E Eng. Roberto Cunha, e a unidade de Zé Doca.

Em Peritoró, o secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, destacou a importância dos investimentos realizados pela gestão estadual. “Não há no mundo inteiro uma civilização que tenha conseguido melhorar o padrão de vida geral do seu povo sem investir em educação. Por isso, a entrega dessas escolas também possui uma importância simbólica muito grande que é a reiteração do compromisso do governador Flávio Dino com a educação como caminho para mudar profundamente a realidade do Maranhão”, frisou.

Obras previstas

Na ocasião da entrega em Zé Doca, Neto Evangelista anunciou a construção da quadra desportiva na escola. “O governador já autorizou a obra e em breve o C.E. Bandeirantes vai ganhar uma quadra coberta, para que todos os alunos possam praticar esporte de maneira adequada.” Além disso, o secretário confirmou a inauguração de dois equipamentos de assistência social no município; o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Bolsa Escola

Durante a inauguração, o secretário Neto Evangelista anunciou reajuste de 12,5% no programa Bolsa Escola, a partir de 2017. “Os estudantes do nosso estado precisam ter uma educação de qualidade, para isso, além de uma instituição bem estruturada, é essencial que o material escolar seja adequado”. Neto Evangelista informou, ainda, que mais de oito mil crianças e adolescentes são beneficiadas pelo Bolsa Escola em Zé Doca, além de oito comércios cadastrados, resultando em mais de R$ 365 mil investidos na economia local.

“Hoje Zé Doca é uma das cidades maranhenses com a oportunidade de ter mais renda, educação e alimentação de qualidade. Essa é a proposta do governo Flávio Dino, beneficiar a população com vários projetos interligados, para que todos saiam ganhando”.

Restaurante Popular

Durante a visita em Zé Doca, Neto Evangelista realizou a vistoria técnica no restaurante popular da cidade e anunciou melhorias na climatização do restaurante. “Já colhi as informações com os técnicos responsáveis e entrei em contato com nossa equipe da Sedes para que esse fator seja melhorado”.

A nutricionista responsável Milena Andréa de Oliveira, disse que o equipamento é uma das principais políticas públicas que mais beneficiam o município. “Nós oferecemos 625 refeições diárias e vemos que o público só cresce. Iniciamos com um número de 500 refeições e tivemos que aumentar por conta da demanda. Hoje temos um público fiel onde grande parte são idosos e adolescentes e ficamos muito felizes em podermos auxiliar na alimentação saudável que eles precisam ter”, disse a nutricionista.

O restaurante popular de Zé Doca funciona de segunda a sexta, das 11h às 14h, e fica localizado na Avenida Coronel Standerley Fortes Batista, nº 314.

Fonte: Sedes
Texto: Brena Rodrigues