22/08/2017 5:46 pm

Governo inaugura escola e empossa grêmios estudantis em Chapadinha

t

A população de Chapadinha e região vivenciou, nesta terça-feira (22), um marco para a educação de milhares de estudantes da rede pública estadual. É que o Governo do Estado entregou o C.E. Dr. Paulo Ramos – Anexo II totalmente revitalizado e deu posse a 23 grêmios estudantis de escolas da regional de educação.

No povoado Centro dos Buracos, a 24km de Chapadinha, o governo inaugurou uma escola que esteve abandonada por décadas, enquanto os estudantes tinham aulas em casa alugada na comunidade. “Tô muito satisfeita com essa escola que vejo hoje. Nunca imaginei que um dia teria uma escola do Estado tão perto da minha casa. Peço aos alunos que cuidem bem dela porque é um investimento do nosso governador essa escola climatizada pra gente”, revelou Maria Salete Passos de Souza, moradora do povoado há 36 anos.

O estudante do 3° ano do Ensino Médio, Francisco Alves de Souza, comemorou a entrega da escola que, segundo ele, não oferecia condições para o ensino e aprendizagem. “Antes a escola era bem acabada, sem condições para estudar. Agora ta bem feita, ar condicionado, ventilador, luminárias que antes não tinha e agora tem. Estou emocionado com essa escola linda e maravilhosa”, revelou.

“Funcionávamos em um local inadequado para uma escola. Foi um presente para nós pois vai abranger estudantes de várias localidades, que terão a oportunidade de estudar em condições muito melhores. É um sonho que se realiza e nós vamos trabalhar para ofertar uma educação de qualidade”, enfatizou a gestora geral da escola Paulo Ramos, Janiclaydi Serra.

Estudantes durante a posse dos grêmios de escolas da regional de ChapadinhaO secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso, que representou o secretário de Estado da  Educação, Felipe Camarão, destacou que em dois anos de trabalho o governador Flávio Dino já contabiliza mais de 600 obras pelo Escola Digna. “Este é um governo que prioriza a educação e uma prova disso foi a revitalização desta escola com investimento de quase R$ 160 mil”, disse.

“O governo entrará para a história como o que mais construiu e reformou escolas. Sou filho de Chapadinha e na minha época tive que sair daqui para estudar, hoje é emocionante ver uma escola dessa qualidade chegar aqui no interior”, ressaltou o deputado estadual Levi Pontes.

“Agradecemos a parceria do governador Flávio Dino que tem trazido muitos investimentos para nossa cidade e sei que muito mais virá. Todos estão de parabéns,” disse o prefeito Magno Bacelar.

O prédio possui duas salas de aula climatizadas, diretoria, cozinha, banheiros, entre outros espaços. Na revitalização do prédio foram realizados serviços de melhorias da rede elétrica e hidráulica, instalações sanitárias, pintura, forro, cobertura, piso e revestimento.

Grêmios

Posse dos grêmios em Chapadinha
Ainda na Unidade Regional de Educação de Chapadinha, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, deu posse a 23 grêmios estudantis de escolas da região. Para o gremista, Jackson Oliveira, do CE Raimundo Araújo, o ato do governo representa o empoderamento do estudante da rede pública. “É uma iniciativa do nosso governador Flávio Dino que trouxe para nossa escola o direito de voz para os alunos, pois agora podemos reivindicar e ter representatividade nas decisões da escola”, realçou.

“Os jovens do nosso estado poderão ajudar na gestão das escolas junto com os gestores, opinando e construindo juntos os projetos”, avaliou o gremista recém empossado do CE Francisco Macatrão, de Brejo, João Vitor. A constituição  dos grêmios estudantis é uma ação do Estado que visa fortalecer a gestão democrática na escola. Atualmente há cerca de 200 grêmios distribuídos por todo o Maranhão.