12/06/2023 12:57 pm

Governo inaugura escolas no interior do estado e renova a esperança da população

Entregas de equipamentos educacionais construídos, reformados ou revitalizados fazem parte da rotina do Governo do Maranhão, que tem a educação como prioridade. Somente na última sexta-feira (09), foram entregues quatro escolas, contemplando os municípios de Brejo, Axixá e Presidente Juscelino. Para os moradores, as escolas representam mais que tijolos e paredes. A cada inauguração realizada um sonho se concretiza e a esperança renasce na população.

“Saber que a minha filha estudará em uma escola digna me enche de esperança, é uma felicidade. Aqui tem melhor estrutura e na escola antiga quando chove as salas ficam molhadas. Estudar na escola nova será maravilhoso para todas as crianças. Agradeço a Deus por ter dado essa oportunidade ao governador Carlos Brandão de inaugurar essa linda escola e realizar o sonho da comunidade”, expressou Lusiane da Silva Conceição, mãe de aluna da Unidade Integrada Mariano Santos Rodrigues, localizada no Povoado Santa Teresa, em Brejo.

O governador Carlos Brandão esteve presente nos três municípios e reafirmou o seu compromisso para fortalecer a educação no Maranhão, e melhorar a vida da população. “O governo continua trabalhando sempre focando na educação, que é a melhor maneira de mudar a vida das pessoas. Para mim é motivo de muita realização inaugurar escolas dignas e de qualidade, porque este é um direito de todos os estudantes”, ressaltou.

A gestora da Unidade Integrada Mariano Santos Rodrigues expressou felicidade pela inauguração da escola, que era muito aguardada pela comunidade. “Estamos todos felizes por receber a escola, que era o sonho dos nossos alunos. Todos os pais já estavam ansiosos por este momento, e graças a Deus este dia chegou. Agradecemos, em primeiro lugar, a Deus, ao nosso governador e ao prefeito, pela entrega da escola, que ajudará a melhorar o aprendizado dos nossos alunos”, exprimiu.

Em Brejo, foram entregues duas escolas dignas. Além da inauguração da Unidade Integrada Mariano Santos Rodrigues, o governo também entregou a Escola Municipal Nossa Senhora do Desterro, beneficiando a população do Povoado Mata Escura.

Axixá

Em Axixá, o governador Carlos Brandão entregou, entre outras obras, a reforma da unidade Mais Integral Professora Maria Vitória Santos Marques, beneficiando os estudantes com ambientes adequados para a prática do ensino e da aprendizagem. A escola ofertava ensino parcial e agora oferecerá ensino em tempo integral.

A estudante Endrelly Moraes expressou felicidade pela transformação do espaço, que possibilitará mais conforto para a comunidade escolar. “Estou muito feliz pela reforma da escola. Antes, não havia biblioteca, laboratórios e agora temos tudo isso aqui. Muito obrigada ao governador, à prefeitura e à secretaria de Educação”, proferiu.

A gestora da U.M.I Professora Maria Vitória Santos Marques, Marinilde Batista, “Hoje a cidade de Axixá está vivendo um momento importante na educação. Estamos recebendo do Governo do Estado um prédio que foi ampliado e totalmente reestruturado. Esse ambiente vai fazer com que os alunos tenham mais dignidade na sua vida escolar.

Presidente Juscelino

O Governo do Estado também inaugurou equipamento educacional em Presidente Juscelino. Trata-se do Centro de Ensino Senador Vitorino Freire, que foi completamente reformado e agora está pronto para receber, confortavelmente, seus mais de 300 estudantes.

A professora do CE Senador Vitorino Freire, Lucimary Alves, enfatizou a importância da inauguração para a comunidade escolar. “O governo está trabalhando muito em todo o Estado do Maranhão. Aqui, essa reforma vai melhorar nossas condições de trabalho. Hoje, por exemplo, podemos oferecer atividades esportivas na escola, porque temos uma quadra pavimentada, pronta para receber os nossos alunos”, frisou.

Data: 12/06/2023
Fotos: Antônio Martins, Aretha Ramos e Cinaldo Oliveira