9/04/2017 10:56 am

Governo inaugura escolas recuperadas em Capinzal e Matões do Norte

Fachada do C.E. Valnice Bertoldo Lima Cordeiro, em Capinzal

Mais de 900 estudantes foram beneficiados, com a inauguração dos Centros de Ensino Valnice Bertoldo Lima Cordeiro, em Capinzal, e Professor Antenor Bogéa, em Matões do Norte. Além dos estudantes, educadores, funcionários e gestores escolares festejaram pela entrega das duas escolas que, a partir de agora, darão um salto na qualidade com a nova estrutura física.

“São escolas dignas de verdade. É uma verdadeira revolução na educação, porque o governador Flávio Dino está desenvolvendo o maior programa de recuperação da rede física escolar do país. Este é um governo que investe na infraestrutura, na valorização e formação de professores e em ações que valorizam os estudantes porque compreende que melhoria da qualidade de vida da população perpassa pela educação,” pontuou o secretário Anderson Lindoso.

Sala de aula CE Prof Antenor Bogéa

Sala de aula do C.E. Valnice Bertoldo Lima Cordeiro, em Capinza

O Centro de Ensino Valnice Bertoldo Lima Cordeiro possui 6 salas de aulas e quase 300 alunos matriculados. Para a recuperação da escola, foram investidos R$ 118.695,06. A escola recebeu reforma no telhado, piso, melhoria nas redes elétrica e hidráulica, banheiros e pintura, entre outros.

“A nossa escola passou por grandes dificuldades, principalmente na área de infraestrutura. Este ano, com certeza, graças ao empenho do governador Flávio Dino, a gente vai desenvolver um trabalho melhor com os alunos”, destacou a professora de Língua Portuguesa, Ana Maria de Lira Santos.

Wagna Lima de Paula, que é professora voluntária da escola no preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reforçou a importância da reforma. “O prédio ficou ótimo. Tá todo mundo gostando. Já fiz ate enquete e todos disseram que ficou muito bom”, disse.

O estudante José Venâncio Oliveira Lopes, 15 anos, do segundo ano, ressaltou que todos agora devem conservar a escola. “Não basta somente promover a reforma, mas os alunos precisam zelar por ela. Porque não adianta ter uma escola nova e os alunos não cuidarem dela e não colaborar com a educação. Também é preciso participar das aulas teóricas e práticas levando em consideração todo o esforço dos professores para nos dar uma educação privilegiada e digna”, ponderou.

Em Capizal, a comunidade escolar homenageou o secretário de Estado Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, representado pelo secretário adjunto Anderson Lindoso. Ambos receberam certificados de agradecimento e reconhecimento pela reforma da escola.

Matões do Norte

Fachada C.E. Prof. Antenor Bogéa

Fachada do C.E. Prof. Antenor Bogéa em Matões do Norte

A comunidade escolar do Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa também era só alegria. No prédio escolar funcionam, em parceria, as aulas do Ensino Fundamental do município, que conta com 376 estudantes matriculados, e o Ensino Médio ofertado pelo Estado, com 257 alunos.

Com 6 salas de aulas e mais de 600 alunos matriculados, o C.E. Prof. Antenor Bogéa passou por reforma no telhado, piso, melhoria nas redes elétrica, hidráulica e sanitária, além de ter toda sua pintura renovada e receber mobiliário novo. Na obra, foram investidos mais de R$ 124 mil.

É um momento histórico em nossa cidade, tendo em vista que em nenhum outro momento um governo olhou para Matões do Norte. É uma reforma com a aquisição de muitos materiais que até então pensávamos que não seria possível. O governador mostrou que tem olhado com carinho o município, tem visto a educação do Ensino Médio com compromisso e dedicação. A reforma ela deu para a escola uma nova cara, um ambiente bonito e agradável, e isso melhora o estímulo do professor e do aluno”, disse Felipe Martins, gestor geral do C.E. Professor Antenor Bogéa.

“Fico particularmente muito feliz por nossa escola está sendo olhada pelo Governo, pois já sofremos muito. Em ver isso, que nossa escola está sendo vista, reebendo materiais novos, deixa a mim e a todos os alunos muito motivados”, destacou Emanuely Lopes, vice presidente do colegiado escolar.

Para o professor de Biologia, Lucas Sampaio, esse momento mexe com a autoestima de todos. “Pelo fato de você ter uma estrutura melhor, o aluno consequentemente vai querer estar na escola. Mexe também com a nossa autoestima enquanto professor, que vê material de qualidade chegando à escola, e se sente mais ainda motivado a melhorar o seu trabalho, ofertando uma educação de qualidade para toda comunidade”, falou.

“Fico muito feliz pelo Governo do Estado entregar para nós esse patrimônio público. O investimento feito aqui é de fato investimento em nosso povo. Como gestor afirmo que estamos sempre à disposição para caminharmos juntos em parceria em prol do povo de Matões”, declarou o prefeito do município, Domingos Costa Corrêa.

O secretário Adjunto Da Secretaria de Estado da Educação, Daniel Carvalho, destaca que “o Programa Escola Digna já se consagrou como o maior investimento em educação de nosso Estado. São ações que têm transformado uma área tão importante e que por décadas acumulou carências”.

Fotos/ Lauro Vasconcelos